Marcelo Maranata expõe planos como candidato ao governo do RS
Em entrevista ao Balanço Geral, Maranata aborda suas propostas para a gestão estadual
Balanço Geral RS|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Candidato Marcelo Maranata Apresenta Propostas para o Governo do Estado, na Record Guaíba
Em entrevista concedida ao programa Balanço Geral, o candidato ao Governo do Estado, Marcelo Maranata, apresentou suas trajetórias pessoal, empresarial e política, além de detalhar suas principais propostas para a gestão estadual.
Maranata destacou sua origem humilde e sua carreira de 35 anos no varejo. Natural de Camaquã e com atuação marcante na Região Metropolitana, relembrou sua experiência como comerciante, presidente do Sindilojas, da CDL e diretor da Fecomércio. Ex-prefeito de Guaíba, o candidato enfatizou conquistas de sua gestão, como a reeleição com expressiva margem de votos após enfrentar seis calamidades públicas em quatro anos; atração de mais de 27 novos empreendimentos imobiliários para o município; pavimentação de 350 ruas e salto de 111 posições no ranking da educação; estruturação da maior urgência e emergência do estado no município. Ao ser questionado sobre ter deixado a prefeitura antes do fim do mandato, explicou que a decisão foi tomada em acordo com sua base de governo e que “a vice-prefeita, Claudinha (Cláudia Jardim), estava plenamente preparada para dar continuidade ao nosso plano de metas”.
Cenário Político e Apoios
Filiado ao PSDB, Maranata comentou as recentes movimentações internas e a saída de lideranças do partido. Segundo ele, a sigla se reestruturou e hoje conta com representação em mais de 180 municípios. O candidato reafirmou sua postura de independência política em relação às principais forças nacionais e estaduais. Ele declarou não possuir padrinhos políticos ligados às candidaturas tradicionais de esquerda ou direita. Sobre apoios pessoais, disse que seu candidato de preferência é Augusto Cury, destacando contribuições do autor para debates sobre educação e gestão no município.
Renegociação da Dívida e Economia
Sobre a dívida do Estado, estimada em R$ 100 bilhões, Maranata defendeu uma postura de contestação dos juros acumulados desde o período de 1999 a 2002. Para isso, ele apoia ações judiciais para buscar a redução do montante para patamares mais sustentáveis, além de renegociação direta com o Governo Federal, o que acaba exigindo aprovação no Congresso Nacional. Dentre as propostas, Maranata também pretende utilizar mecanismos como o encontro de contas com precatórios para amortização dos débitos. Mas alerta que é contrário ao aumento da carga tributária.
Infraestrutura e Logística
Para alavancar a economia e o escoamento da produção do agronegócio, o candidato defendeu o fortalecimento do transporte hidroviário como alternativa mais econômica, em comparação ao modal rodoviário. E elenca, também: a liberação e incentivo à dragagem e mineração nos rios estaduais; ampliação do uso das vias navegáveis para o transporte de commodities até o Porto de Rio Grande; e a busca de alinhamento com o Governo Federal para a conclusão de obras estruturantes, sem a imposição de novos pedágios abusivos à população.
Segurança Pública e Combate à Violência
No âmbito da segurança pública, Maranata abordou o enfrentamento do feminicídio e dos crimes cibernéticos. Para esse enfrentamento, ele defendeu a criação de redes municipais de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica; e o uso de Inteligência para mapeamento de riscos e implementação de grupos de conscientização e suporte psicológico. Quanto ao combate ao crime organizado, o candidato explicou que o foco estará em ações de Inteligência e cooperação entre Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Receita Federal, para rastreamento de crimes virtuais e financeiros; e a defesa da ampliação do quadro de agentes e valorização das forças de segurança.














