Homem é preso após polícia encontrar 41 cães em gaiolas sujas e enferrujadas em Gravataí
Policiais investigavam denúncia de comércio ilegal de munições quando descobriram os animais em situação precária
Rio Grande Record|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Uma denúncia de comércio ilegal de munições levou a polícia a uma residência em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas o que os agentes encontraram foi um cenário de maus-tratos a animais. No imóvel, 41 cães de diferentes raças viviam confinados em espaços pequenos, sem condições adequadas de higiene, alimentação e ventilação. O proprietário foi preso em flagrante por maus-tratos.
Segundo a Polícia Civil, os animais estavam em gaiolas precárias, enferrujadas e cercadas por sujeira acumulada durante semanas e até meses. O ambiente apresentava crostas de fezes e urina, além de condições consideradas insalubres.
A delegada Samieh Saleh relatou que os cães permaneciam em baias fechadas, sem ventilação e sem acesso adequado à água e à alimentação. Conforme a policial, o estado da residência indicava que o espaço não recebia limpeza havia bastante tempo.
Proprietário admitiu utilizar animais para reprodução
De acordo com a reportagem de Daiane Dalle Tese, no Rio Grande Record, o proprietário afirmou aos policiais que utilizava os cães para reprodução e comercialização de filhotes. Ele alegou que havia descuidado da manutenção do espaço nos últimos meses.
A delegada ressaltou que os animais são seres sencientes, capazes de sentir dor e sofrimento, e que as condições encontradas representavam uma situação grave de maus-tratos.
Animais foram encaminhados para atendimento veterinário
Após o flagrante, os 41 cães foram retirados da residência e encaminhados a uma organização não governamental com sede no Vale do Sinos, onde recebem atendimento veterinário.
O homem foi preso em flagrante e a Polícia Civil também vai investigar se o canil funcionava de maneira regular e possuía as autorizações necessárias.















