Logo R7.com
RecordPlus
‌

Leite e Zucco discutem prorrogação de recursos para obras contra enchentes no RS

Terceira reunião de transição tratou do Plano Rio Grande e da continuidade das ações de reconstrução do Estado

Rio Grande Record|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Governadores Eduardo Leite e Luciano Zucco se reuniram em Porto Alegre para discutir projetos de reconstrução no RS.
  • O encontro abordou a prorrogação do prazo do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) até dezembro de 2028.
  • O fundo de R$ 15,3 bilhões é crucial para ações de prevenção e reconstrução após enchentes de 2024.
  • Eduardo Leite destacou a necessidade de mais tempo para a execução das obras devido à sua complexidade.

 

A transição do governo do Rio Grande do Sul avançou nas discussões sobre os recursos destinados à reconstrução do Estado após as enchentes de 2024. Em reunião realizada nesta quinta-feira (22), o governador Eduardo Leite e o governador eleito Luciano Zucco trataram do Plano Rio Grande e da necessidade de ampliar os prazos para a execução de obras de prevenção de desastres.

Este foi o terceiro encontro entre Leite e Zucco desde o início do processo de transição. Também participaram a vice-governadora eleita Silvana Covatti, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, técnicos do governo estadual e integrantes das duas equipes de transição.

‌

A reunião foi dedicada ao Plano Rio Grande, que reúne medidas de recuperação, reconstrução e prevenção de desastres, especialmente após as enchentes históricas que atingiram o Estado em 2024.

Governo busca ampliar prazo para utilização dos recursos

‌

Um dos principais assuntos discutidos foi a prorrogação do prazo para a execução dos recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), destinado ao financiamento de ações de reconstrução e prevenção de desastres.

Eduardo Leite afirmou que já apresentou ao governo federal os argumentos que justificam a ampliação do prazo. Segundo o governador, a complexidade das obras de contenção de enchentes exige um período maior para a conclusão dos projetos.

‌

Leite relatou que se reuniu, na semana anterior, com a ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para tratar da continuidade dos investimentos. O governador destacou que parte das intervenções deverá envolver tanto a próxima administração estadual quanto o próximo governo federal.

Durante o encontro, as equipes também compartilharam informações sobre a governança do Plano Rio Grande, o funcionamento do Funrigs e os recursos previstos para grandes obras de proteção contra enchentes.

A discussão sobre os prazos busca garantir que os projetos de reconstrução e prevenção tenham continuidade durante a mudança de governo, evitando que o período de transição comprometa a execução das intervenções planejadas.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.