Projeto gratuito da UFRGS forma atletas de parabadminton em Porto Alegre
O parabadminton é uma das modalidades dos Jogos Paralímpicos. Em Porto Alegre, um projeto gratuito da UFRGS oferece treinos para crianças, adolescentes e adultos com deficiência física ou intelectual.
Rio Grande Record|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
O parabadminton segue, na maior parte, as mesmas regras do badminton convencional. A classificação dos atletas leva em conta o tipo e o grau de deficiência. Segundo a treinadora Stephanie Brasil, o projeto é totalmente gratuito e acontece três vezes por semana no campus da UFRGS, no bairro Jardim Botânico, atendendo crianças, adolescentes e adultos com deficiência física, com vagas abertas para novos participantes.
Para a idealizadora do projeto, Aline Strapasson, praticar parabadminton, como qualquer outro esporte, requer disciplina - e pode levar os atletas a lugares bem especiais. E já tem atleta que transformou o treino em competição.
Thaís e Laura: dos treinos às competições
Thaís da Costa Silva tem 17 anos e compete na classe SL3, que reúne atletas com deficiência nos membros inferiores. Começou a jogar no ano passado e, além dos treinos, também passou a cuidar mais da alimentação, mantendo uma dieta e frequentando a academia.
Já Laura Fernandes tem 18 anos e joga desde os 11. Ela compete na classe SU5, que reúne atletas com deficiência nos membros superiores, e já disputou competições no Brasil e viajou para outros países por causa do esporte. Para ela, o parabadminton abriu portas para conhecer outras cidades, estados e até outros países.
Para as duas, o parabadminton já faz parte do dia a dia. Agora, entre treinos e competições, elas já pensam nos próximos campeonatos.















