Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

São Paulo e Rio terão eventos em memória das vítimas do holocausto

Atos  acontecem no domingo 27, Dia Internacional das Vítimas do Holocausto. No Rio, data também lembra presença brasileira na Segunda Guerra. 

|Celso Fonseca, do R7

  • Google News
Cerimônia em memória a libertação de Auschwitz
Cerimônia em memória a libertação de Auschwitz

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) promovem no domingo, 27 de janeiro, às 18h30, na Sinagoga Etz Chaim da CIP, um ato solene em memória às vítimas do holocausto. Em 2005, a Assembleia Geral da ONU, com apoio do Brasil, instituiu o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, marcado pela data da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial.

Além de sobreviventes do holocausto, o evento contará com a presença de autoridades políticas, religiosas e comunitárias, como o governador de São Paulo, João Doria e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas e terá a participação especial do historiador Leandro Karnal.


No hall da entidade acontecerá a exposição “ Sonho de um Novo Lar – Raízes Alemãs do Sionismo, parceria entre o Auswärtiges Amt e o Leo Baeck-Institut em Nova York e que está sendo trazida pelo consulado geral da Alemanha em São Paulo. A mostra traz livros, jornais, correspondências e fotografias e trata do sonho de um refúgio após a perseguição aos judeus, ideia que culminou com a criação do Estado de Israel, após a Segunda Guerra Mundial.

No Rio de Janeiro, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro realizam no domingo, 27 de janeiro, às 18h, no Monumento Nacional aos mortos da 2ª Guerra Mundial evento que também lembra o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.


Na ocasião, será prestada uma homenagem às Forças Brasileiras de Terra Mar e Ar, que combateram na 2ª Guerra Mundial, comemorando-se os 75 Anos do desembarque da FEB - Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Aviação de Caça - Senta-a-Pua - na Itália em 1944, e as ações da marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Como uma das 19 nações aliadas e a única da América Latina, o Brasil enviou tropas à Itália para combater o nazifascismo.O Brasil recebeu ainda inúmeros sobreviventes do holocausto, que aqui formaram novas famílias. Alguns se salvaram em razão de vistos concedidos pelo cônsul do Japão em Kaunas, na Lituânia, Chiune Sugihara, a quem será prestada homenagem in memoriam.


O evento da Conib e Fierj terá a participação especial de Israel Rosenthal, 2º Tenente R/2 de Infantaria. Nascido no Rio de Janeiro, e hoje com 97 anos, ele foi voluntário para a FEB, embarcando para a Itália no navio de transporte de tropas General Haigs. Ele atuou como cirurgião dentista e participou também à frente de um pelotão de infantaria.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista. A resolução enfatiza o dever dos estados-membros da ONU de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condenar todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

Eventos em recordação ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Em São Paulo

Data: 27 de janeiro de 2019 (domingo), 18h30

Local: Sinagoga Etz Chaim da Congregação Israelita Paulista (CIP) – Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação

No Rio de Janeiro

Data: 27 de janeiro de 2019 (domingo),18h

Local: Monumento Nacional aos Mortos da 2ª. Guerra Mundial, (Avenida Infante Dom Henrique – Glória, Rio de Janeiro)

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.