Alunos desocupam reitoria da Unesp
Após encontro com vice-reitora, estudantes conquistam diversos benefícios pedidos em protesto
São Paulo|Do R7, com Agência Record

Os alunos que ocuparam a Reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) nesta quinta feira (27) desocuparam o prédio no início da madrugada desta sexta-feira (28). A desocupação ocorreu após reunião com a vice-reitora em exercício, Marilza Vieira Cunha Rudge, em que foram definidas ações relativas a reivindicações apresentadas à universidade.
A reitoria comprometeu-se a atender, entre outras reivindicações, o aumento da quantidade de bolsas BAAE I (voltadas a alunos de baixa renda) para 447, mais 36 auxílios-aluguel. Também está garantido o pagamento retroativo das bolsas BAAE II (para alunos que desenvolvem projetos de extensão ou monitoria).
Será definido um plano de obras específico para a permanência estudantil (programa que também atende o aluno de baixas renda). A prioridade será a construção de moradias e restaurantes universitários para os campus da Unesp que não dispõem dessa infraestrutura, além da reforma e ampliação nos já existentes. O planejamento de obras será colocado no próximo plano orçamentário da Universidade.
Leia mais notícias de São Paulo
A assessoria jurídica da Unesp também dará a orientação necessária para que os alunos voltem a ter representatividade nos órgãos colegiados centrais da Unesp.
Na reunião, definiu-se também outros pontos da lista de reivindicações, como cotas (uma proposta alternativa ao Pimesp — Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista, a ser apresentada pelos alunos); ampliação dos serviços oferecidos pelos cursinhos pré-vestibulares gratuitos que a Unesp já oferece; e proposta de paridade nas congregações das faculdades da Unesp.
Representantes dos sindicatos dos professores (Adunesp) e servidores (Sintunesp) também participaram da reunião com a reitora em exercício. A pauta sobre a igualdade para funcionários e professores será discutida na próxima semana. Uma reunião entre a reitoria e o Sintunesp será realizada na próxima quarta-feira (3). Já o encontro entre a reitoria e a Adunesp será realizada na quinta-feira (4).
Assista ao vídeo:















