Após seis dias de apagão, ao menos 1.300 endereços seguem sem energia em SP
Números contemplam as cidades de Cotia e Embu; Enel ainda atua para normalizar 30 mil ocorrências de falta de luz
São Paulo|Isabelle Gandolphi, da Agência Record
Prestes a completar seis dias do apagão que afetou mais de 2 milhões de pessoas, cerca de 1.300 clientes da Enel, principal distribuidora de energia do estado de São Paulo, seguem sem luz nesta quinta-feira (9), nas cidades de Cotia e Embu das Artes, na região metropolitana.
Apesar da promessa da empresa de normalização até o fim de quarta-feira (8), segundo a Enel, os colaboradores ainda atendem, nesta quinta, cerca de 30 mil registros de falta de luz originados nos dias seguintes à tempestade.
Os ventos de mais de 100 km/h na sexta-feira (3) derrubaram centenas de árvores em São Paulo e na região metropolitana, o que por sua vez danificou postes e cabos do sistema de energia.
De acordo com Max Lins, presidente da Enel, foram reconstruídos 100 km de rede desde então, o equivalente à distância entre a capital paulista e a cidade de Campinas, no interior.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Ainda na quarta-feira (8), a Prefeitura de São Paulo informou que vai processar a concessionária Enel e que notificará o Procon e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que medidas sejam tomadas contra a empresa.
Veja a nota da Enel, atualizada às 7h30 desta quinta-feira (9), na íntegra:
"A Enel Distribuição São Paulo restabeleceu na manhã dessa quinta-feira, 09/11, o fornecimento de energia a praticamente todos os clientes impactados na última sexta-feira (3) após a forte tempestade com rajadas de vento de mais de 100km/h. A companhia esclarece ainda que técnicos seguem trabalhando desde a madrugada em uma ocorrência complexa que envolve árvores e a substituição de postes em Cotia e Embu para restabelecer a energia a cerca de 1300 clientes que ficaram sem fornecimento na sexta-feira. Em paralelo, a empresa também segue atuando para normalizar cerca de 30.000 registros de falta de luz originados nos dias seguintes à tempestade.
Diante da complexidade das ocorrências registradas, o trabalho da companhia tem contado com uma força-tarefa formada por mais de 3 mil técnicos que estão em campo 24 horas por dia. Os números abaixo mostram o grande esforço de recuperação dos últimos dias.
Cerca de 1 milhão de clientes recuperados nas primeiras 24 horas, do total de 2,1 milhões de clientes afetados;
5 mil colaboradores mobilizados, dos quais 3 mil técnicos;
1.200 veículos mobilizados para atendimento;
100 quilômetros de rede (o equivalente à distância da capital a Campinas) reconstruídos desde a última sexta (3);
95% das ocorrências foram causadas por queda das árvores."