São Paulo Após 64 horas, fogo é extinto em prédio na região da 25 de Março

Após 64 horas, fogo é extinto em prédio na região da 25 de Março

Segundo especialista, imóvel corre risco de desabar a qualquer momento, principalmente agora que estrutura começará a esfriar

  • São Paulo | Do R7, com informações da Agência Estado

Resumindo a Notícia

  • Fogo foi controlado em prédio comercial depois de 64 horas de incêndio
  • Estrutura pode desabar a qualquer momento, especialmente com o material esfriado
  • Prefeitura tenta se antecipar e obter decisão judicial para demolir o prédio
Outros oito edifícios foram interditados na região

Outros oito edifícios foram interditados na região

Edu Garcia/R7 - 11.7.2022

Depois de mais de 60 horas de incêndio, o fogo foi extinto na tarde desta quarta-feira (13) no prédio de dez andares localizado na rua Comendador Abdo Schahin, na região da rua 25 de Março, no centro de São Paulo. O imóvel, no entanto, está com a estrutura condenada e pode desabar a qualquer momento, especialmente agora que começará a esfriar. A prefeitura tenta conseguir a permissão judicial para a demolição do prédio o mais rápido possível. 

"Risco muito grande de vir a colapsar. O incêndio atinge do 1º andar para cima e está mais forte no 5º andar, bem no meio do prédio. Pode acontecer como com as Torres Gêmeas", alertou o engenheiro da Prefeitura de São Paulo Álvaro de Godoy Filho. "No resfriamento, ele tende a colapsar mais rápido porque tenta voltar à condição anterior e não consegue."

O trabalho dos bombeiros vai continuar para resfriar o interior do edifício e também para que as chamas não retornem. Em alguns pontos internos, a temperatura ainda é de 200°C. Todo o trabalho da corporação é feito pelo lado externo do prédio. Na tarde desta quarta-feira (13), um guindaste permitia que os profissionais jogassem água e espuma nos andares superiores.

“Neste momento, não há chamas abertas no interior do prédio. Vamos continuar trabalhando para que não haja reignição. Em alguns pontos, ainda temos a temperatura média de 200°C. O objetivo é fazer com que ela chegue à temperatura ambiente”, afirmou o capitão Maycon Cristo, porta-voz da corporação.

Com a implosão do edifício, a expectativa é garantir a segurança da população ao redor e acelerar a volta das atividades comerciais na rua 25 de Março, que fica próxima do edifício e teve suas atividades paralisadas por causa do incêndio. 

Outros oito edifícios foram interditados total ou parcialmente pela prefeitura devido à possibilidade de queda do prédio, que foi o foco inicial do incêndio. Três deles estão na rua Cavalheiro Basílio Jafet, dois na rua Barão de Duprat, dois na rua 25 de Março e outro na mesma rua do imóvel com maior risco de queda.

Saiba o que pode acontecer com o prédio em chamas no centro de SP

Últimas