Logo R7.com
RecordPlus

Após fala polêmica, secretário de Mudanças Climáticas da cidade de SP é exonerado

Em fórum da OAB sobre tragédias ambientais, Antônio Fernando Pinheiro Pedro afirmou que 'o planeta não será salvo por nós'

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Secretário afirmou que 'o planeta não será salvo por nós'
Secretário afirmou que 'o planeta não será salvo por nós'

O secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, pediu para ser exonerado, nesta quinta-feira (13), após afirmar que "o planeta não será salvo por nós".

As declarações foram feitas durante um fórum da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que debatia o impacto das tragédias ambientais em razão das mudanças climáticas.


"Ninguém salva o planeta Terra. Geralmente ele se salva sozinho. Ele o faz há 4,3 bilhões de anos, e muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, geralmente ele se livra do que está na superfície dele e já o fez várias vezes", afirmou o secretário durante o fórum.

A prefeitura de São Paulo informou, em nota, que "Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocupará o cargo interinamente". A alteração dos cargos será publicada, nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do município.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Para o secretário, a fala alvo de críticas foi retirada do contexto com objetivo difamatório.

"O fato de declarar que o planeta Terra passa por ciclos há 4 bilhões de anos e, por óbvio, sempre se 'salvou' sozinho em nada se confunde com os esforços da humanidade para sobreviver e manter condições de clima e interação ecossistêmica. Há uma sutileza nisso tudo. Nós estamos tentando melhorar nossa resiliência, se falharmos, o planeta seguirá procedendo a seus ciclos, com ou sem nós", explicou em nota.

"Nada do que foi dito se enquadra no contexto 'negacionista' impingido de forma difamatória nas redes sociais. Muito menos a ação efetiva da gestão se enquadra nesse conflito artificialmente criado. Fui vítima de um crime: difamação", ainda rebate.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.