Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após uma semana de apagão, Enel restabelece energia de todos os consumidores em SP

Mais de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz após as fortes chuvas e rajadas de vento de 100 km/h que atingiram o estado

São Paulo|Do R7

Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas
Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas

Após completar-se uma semana do apagão que afetou mais de 2 milhões de pessoas, a Enel, principal distribuidora de energia em São Paulo, restabeleceu a energia elétrica de todos os consumidores nesta sexta-feira (10). A concessionária atende à capital e a 23 municípios da região metropolitana de São Paulo.

A primeira promessa da empresa para a normalização do fornecimento de energia era até terça-feira (7). Entretanto, o prazo, não observado, foi adiado para o fim de quarta (8). Naquele dia, mais uma vez a concessionária não cumpriu o combinado.

Na última sexta-feira (3), uma forte tempestade e rajadas de vento de mais 100 km/h atingiram o estado, provocando a queda de centenas de árvores e diversos alagamentos. Oito pessoas também morreram em decorrência das chuvas, segundo a Defesa Civil Estadual.

"Pedimos nossas sinceras desculpas a todos os clientes que demoraram a ter a energia restabelecida em suas casas. A energia é um bem essencial à sociedade e temos consciência dos transtornos que um evento dessa magnitude causa às pessoas. Nos solidarizamos com todos que foram impactados pela falta de luz", explica Max Xavier Lins, presidente da Enel Distribuição São Paulo.

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

De acordo com a Enel, a força dos ventos danificou a rede de distribuição, quebrando centenas de postes, derrubando transformadores e rompendo cabos elétricos, o que deixou 2,1 milhões de clientes sem energia.

"Até o momento, a empresa reconstruiu 140 quilômetros de rede, bem mais do que a distância entre a capital e Campinas. Os reparos foram extremamente complexos, exigindo a remoção de árvores de grande porte, em conjunto com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeituras e demais órgãos competentes, aos quais agradecemos pelo apoio", afirma a concessionária.

Ministério Público

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) instaurou um inquérito civil, na tarde desta quinta-feira (9), para apurar as irregularidades da concessionária de energia Enel durante o apagão no estado de São Paulo.

O objetivo é analisar o prejuízo e o sofrimento causados à população, a quantidade de equipes disponíveis para atender os clientes e a redução de 35% dos funcionários nos últimos anos — além de obrigações contratuais e prejuízos ao patrimônio público estadual e municipal.

O inquérito é representado pela Samorcc (Associação de Moradores e Empreendedores do Bairro Cerqueira César).

No documento enviado pelo MP-SP, um dos apontamentos é que, após seis dias desde a queda de energia, alguns moradores ainda não tiveram o restabelecimento do serviço.

Veja rastro de destruição deixado por ventos de mais de 100 km/h durante temporal em SP

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.