Bairros de São Paulo amanhecem sem energia e com internet instável neste sábado, após temporal
Moradores das quatro regiões da cidade disseram estar com problemas para se comunicar com a Enel
São Paulo|Gabrielle Pedro, do R7
Moradores das zonas norte, sul, leste e oeste da capital paulista amanheceram sem energia neste sábado (4). Isso porque a cidade foi atingida por um temporal durante a tarde desta sexta-feira (3) e a população ainda sente as consequências das fortes chuvas.
Zona norte
"A Vila Maria, na zona norte, está sem energia desde ontem. Tento falar com a Enel, mas ainda sem sucesso", disse um morador.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Zona sul
Na zona sul, algumas pessoas relataram estar sem energia há mais de 16 horas. "Estou há 16 horas sem energia elétrica na zona sul de São Paulo. Você liga na Enel e não há previsão no atendimento eletrônico, igual a Eletropaulo fazia. Você pede para falar com um atendente, fica 1h30 na musiquinha e a ligação simplesmente cai", reclamou um internauta na rede social X, o antigo Twitter.
Outro homem falou sobre a dificuldade de contato com a Enel. "Sem energia elétrica desde ontem à tarde aqui no Parque Bristol, zona sul de São Paulo. Os canais de atendimento são péssimos. Um descaso absoluto", disse.
Zona leste
Na zona leste as reclamações são similares. "Estamos há 14 horas sem energia. A Enel nem satisfação de previsão de retorno está dando", reclamou um. "A região do Tiquatira também está sem energia desde as 15h e a Enel não responde a nenhum chamado", lamentou outro. "Gente, estou há mais de 12 horas sem luz na região da zona leste de SP. Quase metade da cidade sem energia e sem previsão da Enel para retornar. Meu celular tá perto de acabar a bateria", endossou um terceiro.
Zona oeste
Os moradores da zona oeste enfrentam os mesmos problemas das pessoas das demais regiões. "Já são 15 horas sem energia elétrica aqui na zona oeste", comentou um. "Na Lapa, zona oeste, estou há 17 horas sem energia! Sou PCD, moro no 19º andar, sem ter como pegar meus remédios e sem a menor satisfação da Enel!", contou outra.
Falta de sinal e internet
Além da falta de energia, os residentes reclamam da instabilidade de sinal de telefone e de internet da Tim, da Claro e da Vivo.
"O tempo muda e a Tim muda também. Fica sem sinal nenhum", informou um cliente da empresa. "Tudo indica que a Enel e a Tim foram de arrasta pra baixo. Quase 20 horas sem energia e sem sinal", comentou outra. Além de estar 15h sem luz, a Tim também nos deixou por umas 10h sem sinal de absolutamente nada. Nem dá para saber notícias da volta da energia", afirmou uma terceira.
Essas três reclamações se somam a outras contra a Claro. "Ontem a chuva foi tão forte que aparentemente eu estou sem sinal de celular aqui na região da Saúde. Mais alguém com o mesmo problema com a Claro?", questionou um internauta, que logo encontrou outras pessoas passando pelo mesmo problema. "Além de estar sem luz desde as 16h30, eu ainda estou com sinal da Claro. Meu Deus, não aguento mais", disse outro.
Usuários da Vivo também sofrem com a falta de sinal. "Sem energia e o sinal da Vivo pega em todo lugar menos na minha casa", relatou um. "Hoje, a Vivo também está sem sinal. Não está sendo fácil", informou outro homem.
Posicionamento das empresas
Em nota, a Enel disse que os canais de atendimento estão trabalhando de forma "ininterrupta" para atender a população e normalizar o sistema.
Leia abaixo a nota na íntegra:
“A Enel Distribuição São Paulo informa que as fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h, que atingiram a área de concessão nesta sexta-feira (3) provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos inteiros da rede de distribuição em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 870 chamados para quedas de árvores. A companhia reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos. Informa ainda que as regiões mais afetadas foram as zona Sul e Oeste e está avaliando a extensão dos danos causados. Devido à complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, o restabelecimento da energia se dará de forma gradual e, em alguns casos, pode levar mais tempo.”
A Vivo informou que "equipes estão atuando para restabelecer o serviço no menor tempo possível".
Leia abaixo a nota na íntegra:
"A Vivo informa que clientes de algumas regiões da cidade de São Paulo podem estar com instabilidade na utilização dos serviços da operadora devido às fortes chuvas que atingiram a capital. Equipes estão atuando para restabelecer o serviço no menor tempo possível."
A reportagem também entrou em contato com as assessorias de imprensa da Claro e da Tim, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A matéria será atualizada assim que as empresas se manifestarem.