Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bebê nasce e fica 3 dias detido com a mãe em cela de delegacia em SP

Mulher e recém-nascido foram transferido para penitenciária feminina de Santana no final da tarde desta quarta-feira

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Mãe detida com filho de três dias
Mãe detida com filho de três dias Mãe detida com filho de três dias

Uma mulher de 24 anos ficou com o filho de três dias detida em uma cela de 2 metros quadrados na carceragem do 8º DP (Brás), zona leste de São Paulo. Essas informações são do advogado Ariel de Castro Alves, membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos).

Segundo o advogado, a mulher foi detida no último sábado (10). No dia seguinte, ela inicou trabalho de parto dentro da carceragem e foi encaminhada para o hospital. Ao receber alta no hospital, terça-feira (13), voltou para a cela.

"É uma carceragem para presos do sexo masculino, ex-policiais, agentes penitenciários, seguranças. Por mais que os policiais tenham se esforçado para garantirem condições adequadas de alimentação e higiene, o ambiente da carceragem é precário", disse o advogado.

Ainda de acordo com Alves, este é o segundo filho da mulher — tem outro menino de três anos. Ele ainda destaca que a jovem nunca havia sido presa e afirma que ela portava 90 gramas de maconha.

Publicidade

O registro feito na Polícia Civil aponta que a jovem foi detida com quatro invólucros de maconha escondidos no sutiã e outros 23 invólucros ela teria jogado próximo a entrada da casa onde mora.

Ela teria afirmado para o membro do Condepe que não é traficante nem usuária. Para Alves, as condições da jovem daria "direito a prisão domiciliar e a responder pelo crime em liberdade provisória".

Publicidade

Na audiência de custódia realizada no Fórum Criminal da Barra Funda (zona oeste), no domingo (11), o juiz Cláudio Salvetti D'Angelo converteu a prisão em preventiva.

Para o juiz, a prisão da jovem foi necessária para "garantia da ordem pública", e que ela é "dotada de acentuada periculosidade". A jovem não participou da audiência porque estava hospitalizada para ganhar o bebê.

Publicidade

De acordo com Alves, a mulher foi transferida, por volta das 17h30, para a Penitenciária Feminina de Santana (zona norte de São Paulo). A unidade conta com berçário.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) afirmou que "após o retorno da presa Jéssica Monteiro à carceragem do 8ºDP, seu processo de transferência foi iniciado, sendo concluído nesta quarta-feira (14). A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) esclarece que a detenta está no Pavilhão Materno Infantil da Penitenciária Feminina da Capital, que conta com atendimento especializado para recém-nascidos e bebês que estão em período de aleitamento materno".

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.