Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros combatem incêndio no centro de SP há 19 horas e fumaça ainda é vista no céu da cidade

Fogo destruiu prédio comercial na rua Barão de Duprat. Dois brigadistas ficaram feridos nos trabalhos

São Paulo|Do R7

Fumaça densa preta ainda é vista no céu de São Paulo 15 horas depois do início do fogo
Fumaça densa preta ainda é vista no céu de São Paulo 15 horas depois do início do fogo Fumaça densa preta ainda é vista no céu de São Paulo 15 horas depois do início do fogo

Mais de 50 homens do Corpo de Bombeiros combatem há 19 horas o incêndio que atinge um prédio comercial na rua Barão de Duprat, na Sé, no centro de São Paulo. As chamas começaram às 21h deste domingo (10) e se espalharam por outros três imóveis vizinhos, que ficaram destruídos, segundo a corporação.

Às 16h, as equipes trabalhavam na fase de rescaldo, quando grande parte do fogo já foi extinta e os bombeiros procuram resfriar estruturas para evitar novos focos.

Foram atingidas a Loja Matsumoto, que desabou, uma igreja que fica embaixo de um edifício ao lado daquele onde se iniciou o incêndio, que ruiu parcialmente, e uma outra loja de cinco andares, também afetada por inteiro.

Segundo o coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros, ainda não é possível dizer a causa do incêndio, mas pode-se afirmar que as chamas começaram no térreo ou 1º andar e se propagaram até atingir o topo do edifício.

Publicidade

Leia também

O calor é intenso na região, e pessoas viram fumaça que saía de bueiros nas ruas do entorno. Há também rachaduras e trincas nos imóveis afetados. Ainda assim, não há risco de desabamento do prédio, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros.

Durante os trabalhos, dois bombeiros tiveram de ser levados ao pronto-socorro do Hospital Tatuapé, especializado em queimaduras

Publicidade

O soldado Felipe Santiago Marcelino, de 22 anos, está com 39% de queimaduras no corpo, em situação estável, e permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O soldado Helliton Rocha Silva do Nascimento, de 33 anos, apresenta 16% do corpo queimado e está internado na enfermaria do hospital.

Os dois receberam a visita do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). A corporação informa que nenhum dos brigadistas corre risco de morrer.

Publicidade
Ruas do entorno, entre elas a 25 de Março, estão interditadas para o combate às chamas
Ruas do entorno, entre elas a 25 de Março, estão interditadas para o combate às chamas Ruas do entorno, entre elas a 25 de Março, estão interditadas para o combate às chamas

Investigação

Segundo o boletim de ocorrência, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência por volta das 21h deste domingo, na rua Barão de Duprat. Um prédio comercial localizado na rua Abdo Schain foi completamente destruído pelas chamas. 

Policiais militares que apoiavam as equipes apreenderam cinco caixas de carregadores de celulares encontradas em um estacionamento na rua Barão de Duprat. Imagens de câmeras de segurança mostram um homem desconhecido saindo do local carregando sacos pretos cheios de objetos. Os aparelhos foram encaminhados para perícia técnica.

O caso foi registrado como incêndio e furto no 8º Distrito Policial, no Brás, responsável pela investigação.

Mudanças

A expectativa é que os trabalhos de rescaldo durem o dia todo e ainda parte da noite devido ao risco de reignição. Desde o início da ocorrência, os imóveis ao lado do prédio incendiado foram totalmente esvaziados.

A rotina na região foi alterada, com o fechamento de lojas no maior centro de comércio popular da América Latina. Ruas foram interditadas e ao menos seis linhas de ônibus tiveram o itinerário modificado por causa dos bloqueios.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.