Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil sente reflexos de terremoto na Bolívia

Terremoto provoca tremor de magnitude de 6,8 na escala Richter e impacto é sentido em várias regiões do país

São Paulo|Fabíola Perez e Plínio Aguiar do R7

Avenida Paulista teve diversos prédios evacuados
Avenida Paulista teve diversos prédios evacuados Avenida Paulista teve diversos prédios evacuados

Um terremoto na Bolívia de magnitude 6,8 na escala Richter, em Carandayti, a 10 km do epicentro do tremor de terra, provocou impacto em diferentes regiões do Brasil na manhã desta segunda-feira (2).

O abalo foi registrado próximo à fronteira com o Paraguai, com 557,2 km de profundidade.

Em São Paulo, o tremor de terra foi sentido em diversos edifícios da avenida Paulista e prédios tiveram de ser esvaziados. Moradores da rua Augusta e da avenida 13 de Maio também relataram terem sentidos os impactos.

Outros estados também registraram tremores de terra. No Distrito Federal, em Brasília, também foram sentidos os tremores intensos. No Rio Grande do Sul, moradores de Passo Fundo também precisaram esvaziar prédios por volta das 11h30 nesta manhã. O abalo foi sentido ainda em regiões de Curitiba e Cascavel, no Paraná.

Publicidade

Um prédio comercial de 10 andares foi esvaziado no Barro Preto, na região centro-sul de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (2), após relatos do tremor. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instabilidade foi sentida do sexto pavimento para cima. Equipes de resgate estiveram no local e não detectaram riscos de desabamento. O prédio já foi liberado para circulação.

A assessoria da Defesa Civil de Itajaí, em Santa Catarina, informou que três pontos do município acionaram a Polícia Militar comunicando que sentiram o tremor. No entanto, técnicos da Defesa ainda não confirmaram a ocorrência. 

Publicidade

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, o terremoto que atingiu a Bolívia nesta manhã é considerado muito forte. Segundo especialistas, moradores de prédios com estruturas mais profundas puderam sentir o tremor de forma mais intensa.

O Corpo de Bombeiros, que recebeu chamados para a zona leste, norte e centro, informou que nesses casos a instrução é evacuar os prédios pelas escadas de emergência.

Publicidade

Segundo o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil, Marco Ferreira, o terremoto da Bolívia é considerado de alta magnitude. Assim sendo, as ondas se propagam de modo radial e pode ser sentido em diversas cidades do país. “Em termos de posicionamento, quanto mais alto, mais fácil sentir a vibração”, disse. O coordenador assegura que os prédios, nessas regiões, são bem construídos e não irá ter danos em decorrência do abalo.

Moradores da Avenida Brigadeiro Luís Antônio também sentiram os abalos do tremor
Moradores da Avenida Brigadeiro Luís Antônio também sentiram os abalos do tremor Moradores da Avenida Brigadeiro Luís Antônio também sentiram os abalos do tremor

Relatos

"Eu estava andando pelo escritório, no 24°andar, quando eu senti uma tontura", disse a social media Beatriz Campilongo, de 24 anos. Ela conta que os demais funcionários da empresa também sentiram o tremor e, após 10 minutos, souberam que se tratava do abalo sentido no país vindo de um terremoto na Bolívia. "O pêndulo do lustre de uma sala de reuniões também balançou."

Segundo a escriturária Lilian Longanezi, de 47 anos, o abalo também foi sentido em sua residência, no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, por 15 segundos aproximadamente. "Eu estava deitada na cama assistindo tevê, quando eu olhei para o guarda-roupa e vi as roupas balançando e achei muito estranho. Olhei pra fora da janela e não vi vento. Mesmo assim, aqui não parava de balançar. Senti tontura. Aí depois que eu vi a notícia de um terremoto."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.