Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bruno Covas está internado para última sessão de quimioterapia

Após término do procedimento que tem duração de 30 horas, o prefeito de SP vai passar por uma nova avaliação médica para saber se câncer regrediu

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

Prefeito vai passar pela oitava sessão de quimioterapia no combate ao câncer
Prefeito vai passar pela oitava sessão de quimioterapia no combate ao câncer Prefeito vai passar pela oitava sessão de quimioterapia no combate ao câncer

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está internado no Hospital Sírio Libanês desde a noite desta terça-feira (4) para dar início à oitava sessão de quimioterapia. O procedimento, que tem duração de 30 horas, é o último previsto no segundo ciclo de tratamento no combate a um câncer na cárdia, que fica entre o esôfago e o estômago.

Mesmo internado, ele mantém a agenda de compromissos na tarde desta quarta-feira (5) e, como tem feito, despacha com secretários no quarto do hospital. 

Leia mais: Covas comemora regressão do tumor e diz que está confiante

A previsão é de que, após a última sessão de quimioterapia, o prefeito passe por uma nova bateria de exames para verificar a eficácia do tratamento contra os tumores. Só então será possível afirmar se algum tratamento complementar será necessário. 

Publicidade

Tratamento

No final de outubro, Covas recebeu o diagnóstico de câncer na cárdia e descobriu que havia metástase também no fígado e linfonodos. De acordo com o médico infectologista, David Uip, até agora o prefeito reagiu muito bem às sessões de quimioterapia e houve regressão do tumor após o primeiro ciclo de tratamento.

Publicidade

Mesmo depois de retomar as atividades no gabinete da prefeitura, Covas ainda precisa evitar aglomerações em agendas públicas por estar com a imunidade baixa.

Em tratamento, o prefeito não reduziu o ritmo de trabalho porque "quanto mais trabalhar, melhor pra manter a mente ocupada". Covas já confirmou também que será candidato à reeleição à prefeitura neste ano.

Publicidade
No dia de combate ao câncer, prefeito visitou Hospital Municipal Santa Catarina
No dia de combate ao câncer, prefeito visitou Hospital Municipal Santa Catarina No dia de combate ao câncer, prefeito visitou Hospital Municipal Santa Catarina

Corujão do Câncer

No dia mundial de combate ao câncer, celebrado nesta terça-feira (4), a prefeitura de São Paulo informou que a fila de pacientes com câncer de estômago, esôfago e colorretal que aguardavam acesso ao tratamento foi zerada no mutirão chamado Corujão do Câncer.

Segundo a prefeitura, 68 pacientes que estavam na fila foram agendados para dar início ao tratamento em instituições conveniadas. Neste período, foram realizados 80 agendamentos de pacientes oncológicos e agendados 1486 exames de colonoscopia em pessoas maiores de 65 anos. Desse total, 403 exames já foram realizados.

Leia ainda: Covas contrata marqueteiro e fecha com 5 partidos por reeleição

Na primeira fase, é priorizado o atendimento de pacientes com os tipos de câncer de maior incidência: estômago, colorretal, tireoide e próstata. Nesta etapa, serão disponibilizadas 2.300 vagas para exames de colonoscopia para pacientes com mais de 65 anos.

Em março, será a segunda fase do programa para pacientes com câncer de pele, ginecológico, hematológico, neurológico, pneumológico, oftalmológico e pediátrico. A prefeitura garante um aumento da oferta de exames como ecocardiograma, densitometria óssea, ultrassonografia mamária e endoscopia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.