Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mais careca e sem barba, Covas retoma atividades no gabinete

Prefeito descansou no fim de semana por recomendação médica. Na próxima segunda-feira (25), ele volta a ser internado para a quimioterapia

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

Prefeito apareceu de cabeça raspada e sem barba ao voltar ao gabinete de SP
Prefeito apareceu de cabeça raspada e sem barba ao voltar ao gabinete de SP

De cabeça raspada e sem barba, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), retomou nesta segunda-feira (18) as atividades no gabinete depois de ficar 23 dias internado no Hospital Sírio-Libanês e brincou: "além de derrubar cabelo, que eu não tenho, a quimioterapia derruba barba, por isso a gente eliminou preventivamente".

Leia também: Semana começa com sol, mas feriado traz chuvas para São Paulo

Covas teve alta na tarde de quinta-feira (14) e descansou no fim de semana por recomendação médica. Ele mesmo ainda está aplicando à noite o anticoagulante e, pela manhã, uma enfermeira aplica outro medicamento.

O prefeito destacou que não vai reduzir o tempo de trabalho mesmo em tratamento porque "quanto mais trabalhar, melhor pra manter a mente ocupada". Ele, no entanto, terá de evitar agendas públicas com aglomeração por estar com a imunidade baixa e ressaltou que, quando precisar, vai gravar os depoimentos em vídeo. Covas não cogita um afastamento: "enquanto tiver com as faculdades mentais e físicas, tenho obrigação de ser prefeito".


Na próxima segunda-feira (25), Covas volta a ser internado para a terceira sessão de quimioterapia que, como as outras, deve durar 30 horas. Após isso, o prefeito vai passar por uma nova bateria de exames para avaliar se o tumor regrediu e qual será a segunda etapa no tratamento. Ele evitou falar sobre o futuro: "vamos vencendo cada etapa, um dia vamos comemorar a vitória. Nada está sendo escondido".

Leia também: Teste de DNA deve confirmar se corpo achado em lago é de Lucas


Governador João Doria garantiu que Covas é o candidato do PSDB à prefeitura
Governador João Doria garantiu que Covas é o candidato do PSDB à prefeitura

Bruno Covas evitou falar sobre uma possível candidatura à reeleição no próximo ano e insistiu que "só discutirá 2020 em 2020". Quando perguntado sobre a possibilidade de o tratamento contra o câncer se estender, o prefeito ironizou ao dizer que "a única preocupação, em abril, é sua festa de aniversário de 40 anos".

Presente na coletiva de imprensa, o governador de São Paulo, João Doria, garantiu que para o PSDB não há outro candidato: "não tem plano B, é só Bruno Covas. Ele que tem vontade, biografia e que terá voto".


No retorno à sede da prefeitura de São Paulo, no centro, Covas voltou a agradecer as mensagens de apoio que recebeu durante a internação e foi aplaudido por secretários, subprefeitos e vereadores.

Tratamento

O prefeito tem um câncer na cárdia, que fica entre o estômago e o esôfago, e também lesões no fígado e nos linfonodos.

De acordo com o médico infectologista, David Uip, o Covas reagiu muito bem às sessões de quimioterapia, sem qualquer efeito adverso. "Ele está muito bem disposto, teve um comportamento ímpar, foi acertivo, concordou com todas as decisões médicas, se manteve ativo e confiante", disse.

Covas chegou ao hospital no dia 23 de outubro, com erisipela, uma infecção na pele. Em seguida, foi descoberta uma tromboembolia pulmonar. Ao realizar exames, o prefeito foi diagnosticado com câncer. Ainda durante a internação, ele passou por duas sessões de quimioterapia. A última terminou na quarta-feira (13). O intervalo entre cada uma foi de 15 dias.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.