Campanha do Agasalho bate recorde com mais de 21 milhões de peças
Filipe Sabará, presidente do Fundo Social de São Paulo, estimou que arrecadação ainda pode ultrapassar a marca de 25 milhões de peças
São Paulo|Gabriel Croquer, do R7*
A Campanha do Agasalho 2019 foi encerrada no último domingo (22) com recorde histórico de arrecadação e a perspectiva de arrecadar até 25 milhões de peças nas próximas semanas, quando todas as doações forem reunidas. A perspectiva do Fundo Social de São Paulo, responsável pela campanha, é de que as caixas com as peças sejam coletadas pelo menos até a primeira quinzena de outubro.
Leia mais: 'Se o DEM apoiar Bruno Covas, eu saio do partido', diz Arthur do Val
Até o último domingo, o número oficial arrecadado foi de 21,8 milhões de doações. A maior quantidade atingida, até então, foi em 2007, com 19,77 milhões de peças. As doações recebidas foram distribuídas a 1.132 entidades em 221 municípios do estado.
O Fundo Social reservou algumas peças para serem distribuídas no início do inverno do ano que vem e também como reserva para ações permanentes de ajuda da Defesa Civil do Estado.
O presidente executivo do Fundo Social de São Paulo, Filipe Sabará, afirmou que as crianças estão entre um dos grandes motivos da arrecadação histórica. Ele citou a parceria do governo do estado para participação do público infanto-juvenil. "É uma geração bem engajada, que convence os adultos a participar", disse Sabará.
Entre os outros principais motivos para o resultado, o presidente do Fundo apontou o novo design das caixas para receber a doação, que aumentou a receptividade dos estabelecimentos, e as parcerias fechadas com shopping centers.
"Muitas das caixas ainda estão sendo devolvidas. Ou seja, a gente bateu 21 milhões de peças arrecadas, mas a expectativa é de fechar com 25 milhões agora no final do mês de setembro, porque muitas das caixas estão chegando agora. O recorde é muito maior do que a gente já bateu", completou o presidente executivo.
Leia também
Sabará citou o slogan da campanha (Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo) para pontuar um dos maiores trunfos deste ano, em sua opinião. "A qualidade das peças deste ano evoluiu muito também. Infelizmente, muita gente ainda confunde a Campanha do Agasalho com campanha de descarte de agasalhos antigos, e não é isso", explicou.
De acordo com o órgão, a arrecadação de cobertores quase dobrou a meta de 50 mil peças estipulada pelo governador João Doria, quando do lançamento do evento: mais de 90 mil cobertores foram recebidos durante a campanha.
Histórico
Criada em 1947, a Campanha do Agasalho é uma iniciativa do Fundo Social, em parceria com entidades públicas, privadas e sociedade civil. Seu principal objetivo é coordenar ações de arrecadação de itens de inverno, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar os períodos de frio. O recolhimento de agasalhos e cobertores novos e em bom estado se dá pela disponibilização de coletores e cartazes em locais movimentados, convidando a população a participar.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas