Capital paulista registra a menor máxima do ano nesta quarta-feira
De acordo com meteorologista do CGE, recorde ocorreu devido à presença de uma massa de ar frio acompanhada de chuvas
São Paulo|Majoí Costa, da Agência Record*

A cidade de São Paulo registrou a menor temperatura máxima do ano nesta quarta-feira (31), com 16,3°C em média na capital. A menor máxima absoluta do ano, aquela registrada em uma única estação de medição, ocorreu em Parelheiros, zona sul e Vila Mariana, zona sudeste, com 15,2°C.
"Esse recorde de menor máxima ocorreu devido à presença de uma massa de ar frio e as chuvas formadas pelo sistema de baixa pressão atmosférica, que atuaram na cidade desde a madrugada e impediram que as temperaturas se elevassem no decorrer do dia", explica o meteorologista do CGE Thomaz Garcia.
"Essa combinação de fatores manteve a umidade elevada e por consequência gerou pequena amplitude térmica, aumentando a sensação de frio", complementa Garcia.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Anterior a este dado, a menor máxima do ano havia sido registrada em 5 de janeiro, com 18,3°C, e a menor máxima absoluta do ano havia ocorrido em 19 de fevereiro também em 2023 com 17,1°C em Parelheiros, extremo sul da cidade.
O CGE da Prefeitura de São Paulo mantém informações de temperatura na cidade desde 2004, e de acordo com esses dados, a menor mínima já registrada em um mês de maio que também é a menor de todo o histórico, ocorreu em 20 de maio do ano passado, com 6,3°C de média na cidade.
Já a menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu em 27 de maio de 2020, com 1°C em Engenheiro Marsilac. A menor mínima absoluta de todo o histórico, permanece a registrada em 30 de julho de 2021 em Parelheiros, zona sul, com -3°C.
Leia também
"A baixa pressão se afasta, e o tempo volta a ficar estável e seco na cpital paulista. O sol volta a predominar no fim de semana, e não há previsão de chuva", comenta Garcia, meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo.
A quinta-feira (1°) começa com formação de névoa úmida e sensação de frio entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu nublado, mas com aberturas de sol. Mínima de 15°C e máxima de 21°C.
A sexta-feira (2) começa com formação de névoa úmida e nevoeiro, o que vai restringir a visibilidade entre a madrugada e o amanhecer. Ainda pela manhã, a névoa se dissipa e o sol passa a predominar, o que vai facilitar a elevação da temperatura. Os termômetros oscilam entre a mínima de 13°C e a máxima de 22°C.