Chuva deixa regiões de SP em estado de atenção para alagamentos
Zonas sul e leste da cidade tiveram chuvas de moderadas a fortes na tarde desta segunda-feira (2), conforme informações do CGE
São Paulo|Majoí Costa, da Agência Record*
As zonas sul e leste da cidade de São Paulo foram postas em estado de atenção pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo, desde às 14h05 desta segunda-feira (2).
Áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela brisa marítima começaram a atuar com chuvas de forma isolada, com intensidade moderada e, por vezes, forte na cidade. Imagens do radar meteorológico mostraram chuva moderada na zona sul, na subprefeitura de Parelheiros.
A cidade de Mauá, na região do ABC Paulista, teve precipitações que atuaram com moderada intensidade e seguiram em direção à zona leste. O deslocamento dessas instabilidades é lento, e há potencial para alagamentos, rajadas de vento e deslizamentos.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
– evite transitar em ruas alagadas;
– se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
– fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
– planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
– em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pelo número 156 ou entre no site da empresa para saber como está o trânsito nas principais vias.
*Sob supervisão de Geovanna Hora