Chuva eleva níveis dos reservatórios de água da Grande SP, exceto do Cantareira
Maior sistema de represas da região metropolitana opera hoje com 5,3% da capacidade
São Paulo|Do R7

A chuva que caiu entre ontem e esta sexta-feira (23) ajudou a elevar os níveis de cinco dos seis reservatórios de água que abastecem a região metropolitana de São Paulo. O único a registrar queda foi o Sistema Cantareira, que perdeu 0,1% do volume e opera hoje com 5,3% da capacidade.
A maior quantidade de chuva caiu sobre as represas que integram o Sistema Rio Grande: 31,2 mm, pouco mais de 12% do esperado para o mês todo. No Guarapiranga, a pluviometria registrada foi de 4,4 mm, mas suficiente para elevar o nível de 38,1%, ontem, para 38,5%.
A situação do Cantareira se agrava dia após dia, principalmente porque o acumulado de chuva em janeiro é de 64,9 mm até agora, menos de um quarto do esperado para todo o mês. Como consequência, desde o dia 1º, o reservatório já perdeu quase 2% do volume de armazenamento. A Sabesp capta água da segunda cota do volume morto dessas represas.















