São Paulo Chuva em SP causa alagamentos e deixa cidade em estado de atenção

Chuva em SP causa alagamentos e deixa cidade em estado de atenção

Foram detectados ao menos 16 pontos de alagamentos no final da tarde. Segundo o CGE, neste sábado (2) não deve chover forte

  • São Paulo | Do R7

Chuva provoca alagamentos em São Paulo

Chuva provoca alagamentos em São Paulo

Reprodução / Record TV

O forte temporal na tarde desta sexta-feira (1º) na cidade de São Paulo provocou alagamentos em vários pontos da capita. Toda a cidade de São Paulo está, desde às 14h55, em estado de atenção devido, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura). No primeiro dia do ano, o sol quase não apareceu.

A capital chegou a ter 16 pontos de alagamento nesta sexta-feira (1°), sendo 5 deles intransitáveis, entre eles um na avenida Cruzeiro do Sul, perto da rua Santa Eulália, e outro na avenida 23 de maio, na altura do viaduto General Euclides de Figueiredo.  O túnel do Anhangabaú, no Centro, ficou alagado e intransitável.

No Parque Dom Pedro II, uma árvore de grande porte caiu. Os Bombeiros receberam 21 chamados para atender solicitações de quedas de árvores.

O Corpo de Bombeiros recebeu três chamados para quedas de árvores, mas todos eles sem vítimas. Na área da subprefeitura de Itaquera, na zona leste, há risco de transbordamento de córrego. 

Na região de Cidade Líder, na Zona Leste, uma casa desabou sobre uma empresa que faz distribuição de gás. Os Bombeiros foram chamados para fazer o resgate de uma moradora da casa e dois animais de estimação.

Alagamento em São Paulo

Alagamento em São Paulo

Reprodução / Record TV

Áreas de instabilidade, formadas pela combinação de tempo abafado e propagação de uma frente fria no litoral paulista, provocam pancadas de chuva com até forte intensidade também entre os municípios de Cotia, Embu e Jandira.

O temporal se desloca de sudoeste para nordeste rumo à capital paulista. Uma outra área de chuva moderada a forte se formou entre a zona norte, centro e a zona leste. Os ventos favorecem a intensificação das chuvas na próxima hora. 

Cuidados para evitar enchentes

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET no número 156 ou entre no site.

Tendência para os próximos dias

Os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a umidade e a formação de muitas nuvens em todo o leste paulista. Apesar da grande quantidade de nuvens, não há expectativa de chuvas fortes até a próxima terça-feira (5).

O sábado (2) terá muitas nuvens, garoa entre a madrugada e o amanhecer e entre o fim da tarde e a noite. A temperatura fica agradável. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.

No domingo (3), o cenário se repete. O céu fica nublado e há possibilidade de chuviscos. Termômetros oscilam entre 18°C e 23°C.

Últimas