Chuva em SP interdita vias, derruba árvores e causa recorde de trânsito
Região oeste é bastante afetada pelo congestionamento. Zona sul, por sua vez, registra pontos de alagamentos e CPTM tem falhas nesta segunda (4)
São Paulo|Plínio Aguiar, do R7
O temporal que atingiu São Paulo durante a madrugada desta segunda-feira (4) deixou a cidade em estado de atenção para alagamentos, derrubou árvores, e quebrou recorde de trânsito.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a capital paulista registrou novo recorde de congestionamento, com 202 km às 9h30 — a última marca ocorreu no 1° de fevereiro deste ano, às 10h, com 108 km de lentidão.
Nesta segunda, por sua vez, a região mais crítica, por volta de 9h50, era a oeste, com 65 km de lentidão; seguida de sul, com 52 km; leste, com 34 km; norte, com 27 km; e centro, 15 km.
Leia mais: Paulistano pode cobrar até R$ 20 mil da prefeitura se perder imóvel por inundação
O município esteve em estado de atenção para alagamentos durante a madrugada. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), as zonas sul, oeste, sudeste e marginal Pinheiros entraram em alerta 1h58. Minutos depois, às 2h20, centro, zona norte e leste e marginal Tietê também foram notificadas. Todas as regiões foram liberadas pelo órgão às 5h40.
Meteorologistas do órgão apontam que o tempo segue instável na capital paulista, com chuvas intermitentes e baixo potencial para novos alagamentos. As temperaturas sofreram declínio, e se mantém agradáveis, com média de 19°C. A máxima prevista, por sua vez, é de 25° C.
O órgão registrou pelo menos 40 pontos de alagamentos durante o temporal. Às 10h, 13 estavam ativos e 27, inativos. Dos ativos, 11 eram transitáveis e dois intransitáveis. Dos inativos, 19 eram transitáveis e oito intransitáveis.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para 47 quedas de árvores, às 9h, horário do último balanço. A corporação registrou, também, quatro desmoronamentos e 36 pontos de enchentes e alagamentos.
Transporte
O Metrô de São Paulo registrou um problema de alimentação elétrica na linha 15-Prata, o Monotrilho, às 9h37, no trecho de Vila Prudente a São Lucas — a situação foi normalizada às 9h54.
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também apontou falhas ocorridas na manhã desta segunda. Segundo a companhia, um alagamento atrapalhou o funcionamento dos trens entre as estações Socorro e Jurubatuba, às 5h50.
O sistema Paese foi acionado para atender os usuários e, às 7h50, a situação foi normalizada. A linha 12-Safira também registrou problemas, no início do funcionamento, na estação Tatuapé. A situação foi normalizada às 6h.