Chuva faz dia virar noite em SP, deixa mais de 400 mil sem luz e afeta voos nos aeroportos
Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta severo para temporal com rajadas de vento
São Paulo|Do R7

A chuva que atingiu São Paulo nesta segunda-feira (22) colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos, fez o dia ‘virar’ noite e deixou mais de 400 mil imóveis sem luz. Mais cedo, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para temporal com rajadas de vento ao longo do dia.
Por conta do temporal, os trens da Linha 7 - Rubi da CPTM operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Pirituba e Francisco Morato. Os aeroportos de Congonhas, na zona sul, e de Cumbica, em Guarulhos, registram atrasos e cancelamentos de voos.
Na Avenida Nove de Julho, na zona sul, uma grande árvore caiu e provocou bloqueio na via. A queda de árvores também provocou estragos ao lado da sede da Prefeitura de SP. Diversos carros foram atingidos.
Bairros de São Paulo, como Vila Madalena, zona oeste da cidade, já registram falta de energia. Conforme a Enel, 400.637 imóveis na capital estão sem energia.

Nas áreas atendidas pela concessionária, incluindo a cidade de São Paulo e outras cidades da região metropolitana, o total é de 587.515 endereços afetados. O balanço foi atualizado às 15h34.
Segundo a Enel, por volta das 14h, fortes ventos, com rajadas que chegaram a 98,2 km/h no Campo de Marte, e a 87km/h no Aeroporto de Congonhas, atingiram a área de concessão provocando danos sobre a rede elétrica.
Veja os bairros mais atingidos
- Jaraguá;
- Pinheiros;
- Mooca;
- Lapa;
- Vila Sonia.
Ainda de acordo com a Enel, pela manhã, por volta das 10h50, um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes da distribuidora. Até as 11h22, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido. A empresa Isa Energia Brasil apura as causas do desligamento.
Estado de atenção para alagamentos:
- Zona Norte às 13h45
- Zona Oeste às 13h45
- Centro às 13h45
- Zona Sul às 13h45
- Marginal Pinheiros às 13h45
- Marginal Tietê às 13h45
- Zona Sudeste às 13h45
- Zona Leste às 13h45
Queda de temperaturas em São Paulo
Após a passagem da frente fria nesta segunda-feira por São Paulo, será observado o ingresso do ar frio de origem polar, que vai trazer declínio acentuado das temperaturas, principalmente as máximas, entre terça-feira e domingo, 28, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Veja a previsão para a capital paulista
Segundo a Meteoblue
- Segunda-feira: entre 17ºC e 25ºC;
- Terça-feira: entre 14ºC e 18ºC;
- Quarta-feira: entre 14ºC e 17ºC;
- Quinta-feira: entre 13ºC e 15ºC;
- Sexta-feira: entre 12ºC e 17ºC.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
