São Paulo Chuva preta pode atingir SP já na noite desta quinta-feira (27)

Chuva preta pode atingir SP já na noite desta quinta-feira (27)

Fenômeno é reflexo da baixa qualidade do ar e das recentes queimadas ocorridas no estado por conta do tempo seco

Chuva escura é reflexo da baixa qualidade do ar

Chuva escura é reflexo da baixa qualidade do ar

RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 26/08/2021

O avanço de uma nova frente fria traz chuva a São Paulo após uma temporada seca que provocou incêndios de grandes proporções no estado. A semana vai terminar com sensação de frio, chuva e céu nublado, segundo a Climatempo.

Há possibilidade de, já entre a noite desta quinta-feira (26) e a madrugada de sexta (27), ocorre um fenômeno denominado chuva preta na capital, na Grande São Paulo, e em cidades do interior. Trata-se do transporte pela água da chuva de partículas em suspensão na atmosfera, por conta da poluição e das queimadas. 

A tendência é que o aumento da umidade melhore a qualidade do ar e o vento e a chuva dispersem os poluentes concentrados na atmosfera. As regiões mais atingidas até domingo (29), serão o litoral sul e o Vale do Ribeira. A temperatura vai cair de forma acentuada, mas não há previsão de frio intenso ou novos recordes. 

Apesar da expectativa de chuva, não deve haver impacto significativo no nível dos reservatórios. Segundo a Climatempo, o cenário só deve melhorar no período mais chuvoso do verão.

Últimas