Logo R7.com
RecordPlus

Ciclovia na Paulista ficará pronta em 2015 e custará R$ 15 milhões 

Relógios e plantas do canteiro da avenida serão removidos para a obra 

São Paulo|Da Agência Estado

  • Google News
Obras paralelas serão feitas para integrar com a Paulista
Obras paralelas serão feitas para integrar com a Paulista

As obras para a construção da ciclovia da Avenida Paulista começam em janeiro e devem durar seis meses, informou nesta terça-feira (9), o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. Além da via, a avenida Bernardino de Campos, que é continuação da Paulista, ganhará o dispositivo no canteiro central, além de receber uma requalificação urbanística no "padrão Paulista", com enterramento da fiação, iluminação reforçada no canteiro central e reforma nas calçadas. Ao todo, esse eixo terá 3,8 km de ciclovias.

De acordo com Tatto, o entorno da Paulista também ganhará ciclovias nos próximos meses, em ruas como Haddock Lobo, Bela Cintra, Frei Caneca, Pamplona, Abílio Soares e Honduras.


— A hora que chegar (a ciclovia) na Paulista, no ano que vem, já tem as conexões.

Esses trechos, porém, serão implantados na direita ou na esquerda das vias, no mesmo nível da rua, separadas das faixas dos carros por tachões e balizadores.


Contudo, na Paulista, a ciclovia ficará no canteiro central, que será alargado para 4 metros, 18 centímetros mais alta que as faixas de rolamento dos lados. Os relógios de rua e os tanques com plantas que hoje ocupam esses espaços serão removidos.

Leia mais notícias sobre São Paulo


No total, as obras do eixo do espigão Paulista-Bernardino de Campos custarão R$ 15 milhões. Durante a execução, uma faixa de rolamento dos carros ficará interditada em cada sentido. Quando a ciclovia estiver inaugurada, cada faixa de automóveis da Paulista (existem três por sentido) passarão a ter 2,8 metros de largura, ante os 3 metros atuais. Já as de ônibus (uma por sentido) serão diminuídas de 3,5 metros para 3,3 metros.

O diretor de Planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Tadeu Leite Duarte, diz que a Prefeitura escolherá um desvio de trânsito que impacte o mínimo possível a fluidez.


— Quando a obra estiver terminada, a gente apaga (a sinalização horizontal existente) e redistribui esses tamanhos (de faixas).

No trecho da Paulista entre as ruas da Consolação e Haddock Lobo sentido Paraíso, a Companhia de Engenharia de Tráfego irá suprimir uma faixa de rolamento.

— Mas o motorista terá ainda a opção de entrar pela Alameda Santos, ou, para quem vem da Doutor Arnaldo, por baixo. Esse não é um local de grande carregamento de veículos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.