Cidade de SP tem 310 mil atrasados para 2ª dose contra covid-19
Secretaria faz busca ativa por quem ainda não concluiu o ciclo vacinal e para compreender as razões por trás do atraso
São Paulo|Nayara Paiva*, da Agência Record
Há 310 mil pessoas com a segunda dose da vacinação em atraso na cidade de São Paulo, de acordo com dados da plataforma VaciVida, do governo estadual.
Para reduzir a população com esquema vacina incompleto, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) promove uma busca ativa para identificar essas pessoas, e entender os motivos da ausência - que incluem desde mudança de endereço ou espera por acompanhante para ir ao local de vacinação até esquecimento.
Leia também
A secretaria extrai do sistema VaciVida a relação de pessoas que ainda não concluíram a vacinação, faz o georreferenciamento entre o endereço do munícipe e a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e entra em contato com as pessoas para conferir as razões e dar orientações.
As UBSs com equipes do Programa Estratégia Saúde da Família também fazem parte do trabalho. Os agentes comunitários de saúde, em suas visitas casa a casa, alertam a população da importância da imunização correta com as duas doses monitoram os pacientes que não tomaram nenhuma das doses ou apenas a primeira. Médicos e enfermeiros também dão o alerta durante atendimento médico.
Além disso, o sistema VaciVida avisa por meio do celular sobre a chegada do prazo para a segunda dose. A relação dos postos de vacinação na capital pode ser consultada na página Vacina Sampa.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Rosetti