Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidades do interior de São Paulo enfrentam racionamento de água

Pelo menos 14 municípios passam por interrupções no abastecimento em decorrência de longos períodos de estiagem

São Paulo|Do R7, com informações da Record TV

Moradores do interior de SP sofrem com seca e começam a racionar água
Moradores do interior de SP sofrem com seca e começam a racionar água Moradores do interior de SP sofrem com seca e começam a racionar água

Pelo menos 14 cidades do interior de São Paulo enfrentam racionamento de água pela falta água. Cerca de dois milhões de pessoas de municípios paulistas sofrem com a interrupção do abastecimento. As informações são da Record TV

Leia também

Entre elas, São José do Rio Preto registra 180 dias sem chuvas e 100 mil pessoas sofrem com o racionamento desde maio. Franca, cidade na qual ocorreu uma nuvem de poeira, já registra três meses de estiagem. A cidade ampliou desde setembro o rodízio de abastecimento de água em razão de uma das mais severas estiagens no município, informou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo).

Desde o início de setembro, a oferta de água já estava intermitente na cidade, com a divisão do município em quatro blocos para revezamento. Cada grupo ficava um dia sem água e três dias com água.

Em Ribeirão preto, uma das principais cidades de agronegócio do país, as lagoas que abatecem o aquífero Guarani estão secas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas em São Paulo, de setembro a novembro, será entre 10 milímetros e 50 mm abaixo da média, podendo chegar a menos 100 mm em algumas cidades.

Publicidade

Cantareira

O volume útil do Sistema Cantareira, que ainda abastece grande parte da região metropolitana de São Paulo, chegou anteontem a 35,5%. No dia 11 de agosto, o nível era de 39,9%. A Sabesp informou que não há risco de desabastecimento neste momento, mas reforçou a necessidade do uso consciente da água. Segundo a companhia, o sistema integrado operava com 43,3% da capacidade nesta sexta, nível semelhante ao de 2018, quando não houve falta de água.

Outros Estados

No Paraná, 18 cidades convivem com o racionamento. Na região metropolitana de Curitiba, além da capital, o rodízio foi adotado em outras 13 cidades. No interior, há racionamento em Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Jardim Alegre e Jandaia do Sul.

Em Mato Grosso do Sul, a estatal Sanesul emitiu alertas para o risco de faltar água em 24 cidades. Em cinco delas - Coxim, Corumbá, Caracol, Amambaí e Ladário - já foram adotadas restrições. Em Minas Gerais, estão sob racionamento as cidades de Urucânia (distrito de Bom Jesus dos Cardosos) e Bugre. Em Mato Grosso, a falta d'água levou à redução da captação em Várzea Grande, enquanto em Tangará da Serra o racionamento está em vigor desde o dia 18 de agosto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.