Logo R7.com
RecordPlus

Cinco reservatórios caem e Cantareira é o único estável

O reservatório continua operando com 6,7% da sua capacidade nesta segunda-feira

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Sistema Cantareira não registra alta desde abril deste ano
Sistema Cantareira não registra alta desde abril deste ano Daia Oliver

Pela primeira vez neste ano, o Sistema Cantareira se manteve estável por quatro dias consecutivos. Após chuvas de 1,2 mm, o reservatório continua operando com 6,7% da sua capacidade nesta segunda-feira (22), segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Todos os demais mananciais, no entanto, registraram queda.

O atual cálculo da Sabesp já leva em conta os 105 bilhões de litros, acrescentados no dia 24 de outubro. Desde então, o nível do reservatório caiu 6,9 pontos porcentuais — número superior ao atual volume acumulado de água do Cantareira.


Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira teve aumento de nível pela última vez há oito meses, no dia 16 de abril — com exceção dos dias em que as duas cotas do volume morto foram. Na ocasião, o nível subiu 0,3 ponto porcentual, de 12% para 12,3% e a pluviometria do dia foi de 27,1 milímetros.

Seca em SP: haverá água em 2015?


Tarifa de contingência não é multa, diz diretor da Sabesp

Segundo a Sabesp, a pluviometria acumulada deste mês é de 59,9 mm, o que representa 27,1% da média histórica de dezembro, de 220,9 milímetros.


Outros mananciais

Sem registrar chuvas, o Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de pessoas, sofreu sua terceira queda consecutiva. Nesta segunda, o reservatório está com 35,2%, ante 35,4% do dia anterior.


O Sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de habitantes, também perdeu 0,2 ponto porcentual, caindo de 10,3% para 10,1%. O número já leva em conta os 39,4 bilhões de litros do volume morto, acrescentados no domingo retrasado, 14.

O nível dos sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também caiu. Os dois primeiros perderam 0,2 ponto porcentual, enquanto o último baixou 0,5. Nesta segunda, os reservatórios, que juntos abastecem 3,1 milhões de pessoas, operam com 29,7%, 64,2% e 25,8%, respectivamente.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.