Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com alta de preço, veja opções para substituir o feijão no seu prato

Especialista mostra opções para substituir o tradicional companheiro do arroz no prato dos brasileiros e ainda dá dicas de como melhorar o preparo

São Paulo|Caio Sandin, do R7

Elevação no preço do feijão fez ceta básica subir mais de 10%
Elevação no preço do feijão fez ceta básica subir mais de 10% Elevação no preço do feijão fez ceta básica subir mais de 10%

Presente no prato dos brasileiros todos os dias, o feijão, além de companhia ideal para o arroz, carrega nutrientes importantes para uma alimentação saudável. Mas a popularidade tem um preço. E no início deste ano, ele está bem salgado.

Com elevação de62% em 2019, o valor do carioquinha foi um dos responsáveis pelo aumento de 10,66% na cesta básica no ano.

Para aqueles que querem driblar a alta, Lidiane Barbosa, chef e consultora especialista em ingredientes naturais, indica outras leguminosas "tão importantes quanto o feijão e também deliciosas". 

— Grão de bico, ervilha, lentilha e o feijão branco (menos conhecido e antigamente mais caro) acabam ocupando perfeitamente o lugar do feijão de todo dia. Todas as leguminosas são excelentes e trazem vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e cálcio assim como o feijão. Além de serem uma excelente fonte de proteína vegetal, para quem quiser se arriscar a retirar as proteínas animais do seu dia a dia.

Publicidade

Lidiane lamenta que "temos como hábito uma alimentação monótona", muito por conta de uma "falta de coragem e curiosidade de buscar novas fontes de nutrientes", que acaba "incentivando mercados, supermercados e feiras a não trazerem ao consumidor novidades, com medo de 'micar' na prateleira".

— O ruim da alimentação "monótona" é que nosso organismo acaba se "acostumando" com certos alimentos e não aproveita em sua integralidade a biodisponibilidade que cada alimento ou ingrediente poderia estar trazendo em seu máximo. Por isso a importância de "rodiziar". Mas, para rodiziar, precisamos conhecer.

Publicidade

Ela deixa duas dicas de consumo e preparo de leguminosas:

1) Deixar as leguminosas de molho por no mínimo 12 horas antes do preparo em água suficiente para cobrir e com 30 ml de vinagre de maçã ou suco de limão para cada 1 litro de água.

Publicidade

Exemplo: abra o pacote de feijão. Coloque em uma cumbuca e cubra com água (as leguminosas precisam ficar totalmente cobertas pela água) adicione 30 ml de vinagre de maçã para cada 1 litro de água utilizado. Cubra com plástico filme, faça furinhos e leve à geladeira por 12 horas. No dia seguinte, jogue essa água fora e cozinhe normalmente a leguminosa. Mas atenção: ela cozinhará rapidamente devido ao processo de molho. Você pode, se tiver tempo, trocar a água na metade do processo, quando atingir 6 horas de molho

 2) Ao consumir a leguminosa, gotinhas de alimentos cítricos, como laranja, farão com que o ferro do vegetal seja melhor aproveitado pelo organismo. Ou seja, o casamento feijoada com laranja, dá super certo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.