Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com máscara liberada, SP começa a aplicar hoje a 4ª dose contra a Covid em idosos acima de 80

Prefeitura imuniza aqueles que receberam a 3ª dose há pelo menos 4 meses. Capital tem cerca de 250 mil pessoas nessa faixa

São Paulo|Do R7

SP começa a aplicar a quarta dose em idosos acima dos 80 anos hoje
SP começa a aplicar a quarta dose em idosos acima dos 80 anos hoje SP começa a aplicar a quarta dose em idosos acima dos 80 anos hoje

Após o anúncio da queda da obrigatoriedade no uso de máscaras contra a Covid-19 em locais fechados pelo governo estadual, a Prefeitura de São Paulo (SP) começa a aplicar, nesta sexta-feira (18), a quarta dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos a partir de 80 anos. O público-alvo é de 250 mil pessoas nessa faixa etária na capital paulista.

Receberão a aplicação aqueles que tomaram a terceira dose há pelo menos quatro meses. A imunização ocorre das 7h às 19h em todas as UBSs e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, e das 8h às 17h nos megapostos e drive-thrus.

Leia também

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na quinta-feira (17) a flexibilização do uso de máscara contra Covid-19 na maior parte dos ambientes fechados. As exceções serão o transporte público, seus respectivos locais de acesso — como estações de metrô — e os locais com serviços de saúde. O uso do equipamento foi instituído pelo governo em ambientes fechados e abertos em maio de 2020.

Para aqueles que estão acamados e impossibilitados de se locomover até as unidades, a Atenção Básica, por meio da ESF (Estratégia Saúde da Família), também vai realizar aplicações das doses contra o coronavírus nas Ilpis (Instituições de Longa Permanência) e em domicílios.

Publicidade

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além da carteirinha com o registro das três primeiras doses.

Na capital paulista, aproximadamente 29 milhões de doses já foram aplicadas. Dessas, 11,7 milhões de primeiras doses, 10,6 milhões de segundas doses, 6,3 milhões de doses adicionais e 345 mil doses únicas.

Publicidade

Mais de 100% da população recebeu ao menos duas doses, e 68% receberam doses adicionais.

Quarta dose liberada em todo o estado

Na última quarta-feira (16), o Governo do Estado de São Paulo anunciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 80 anos. A medida foi confirmada pelo governador João Doria (PSDB).

Publicidade

Segundo a gestão estadual, 900 mil idosos com 80 anos ou mais e intervalo de pelo menos quatro meses entre as doses são esperados para receber o imunizante.

De acordo com a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula, há a possibilidade de mais faixas etárias serem incluídas para a quarta dose.

"Temos a probabilidade de aumentar esse calendário para 60 anos ou mais, mas, nesse momento, vamos focar essa população que iniciou a vacinação, é a população-alvo, mas traremos novos cronogramas", afirmou Regiane de Paula. Ela não confirmou, porém, quais serão essas datas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.