São Paulo Com volta às aulas, CPTM e Metrô adiam fechamento de bilheterias

Com volta às aulas, CPTM e Metrô adiam fechamento de bilheterias

Vendas nas estações Belém e Granja Julieta seriam encerradas nesta sexta (15). Até o fim do ano, compra de bilhetes será digital

  • São Paulo | Do R7

Bilhete Único e o BOM continuam funcionando normalmente, bem como os bilhetes de papel

Bilhete Único e o BOM continuam funcionando normalmente, bem como os bilhetes de papel

Divulgação / Governo de SP

Com o anúncio da volta às aulas presenciais a todos os alunos de São Paulo a partir de segunda-feira (18), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos decidiu adiar para o dia 22 o fechamento das bilheterias nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. As duas seriam oficialmente fechadas nesta sexta-feira (15).

Até o dia 21, as duas bilheterias funcionam nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 20h, como vem acontecendo desde o dia 8, com o apoio de pessoas treinadas para esclarecer dúvidas nas estações.

"Essa alteração no cronograma é importante para atingir o cidadão que, até então, estava em casa e pode ainda não ter contato com a informação da substituição das bilheterias. Reforço que a população continua com o apoio necessário para que a transição ocorra da melhor maneira possível", afirmou Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Mesmo com o adiamento, a previsão é que até o fim deste ano todas as bilheterias sejam fechadas e a compra dos bilhetes seja feita apenas de forma digital. 

De acordo com Alexandre Baldy, o intuito da medida é simplificar a vida dos cidadãos e garantir economia aos cofres públicos. "A previsão é de R$ 100 milhões anuais economizados", justificou.

Os bilhetes já podem ser comprados por canais digitais (pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp, com pagamento por Pix), nas máquinas de autoatendimento dentro das estações ou em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. O Bilhete Único e o BOM continuam funcionando normalmente, bem como os bilhetes de papel.

Inicialmente, as estações contarão com equipes que auxiliarão os passageiros na adaptação ao novo sistema. Também haverá campanhas via redes sociais e SMS.

Saiba onde e como comprar os bilhetes:

WhatsApp oficial TOP: (11) 3888-2200. Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: Pix.

Aplicativo TOP (Android e IOS). Forma de pagamento: cartões de crédito e débito (consulte no app as bandeiras aceitas).

Máquinas de autoatendimento. Forma de pagamento: cartões de débito.

Estabelecimentos comerciais parceiros (no entorno das estações). Forma de pagamento: cartões de débito e crédito, dinheiro (consulte no local a forma aceita).

Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site da TOP e são sinalizados com materiais de comunicação: "Aqui tem TOP".

Últimas