Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conta de luz: reclamações sobem na pandemia e passam de 36 mil em SP

Dispararam as queixas de cobranças indevidas contra Enel, responsável pela distribuição de energia em 23 municípios da Grande São Paulo e na capital

São Paulo|Brendo Silva, do R7*

Em julho, as queixas mais que dobraram. Foram 22.713 até dia 12
Em julho, as queixas mais que dobraram. Foram 22.713 até dia 12 Em julho, as queixas mais que dobraram. Foram 22.713 até dia 12

Mais de 36 mil reclamações por cobrança indevida na conta de luz foram registradas pelo Procon-SP desde o início do ano até o dia 12 de julho contra a Enel. A empresa é responsável pela distribuição de energia em 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital.

Leia também: Helicóptero cai no interior de SP com substância similar a cocaína

Foram, ao todo, exatamente 36.754 reclamações no período. No mês de janeiro foram registradas 680 reclamações. O número caiu para 572 em fevereiro, e seguiu em queda para 552 no mês de março. Em abril, começou a disparada, com 614 queixas, número que subiu para 876 em maio. Em junho, o número de reclamações registradas foi mais de dez vezes maior: 10.747. Em julho, as queixas mais que dobraram. Foram 22.713 até dia 12.

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou que foi multada pelo Procon-SP e que analisará o conteúdo para adotar as medidas cabíveis. A companhia disse ainda que tem prestado todos os esclarecimentos necessários ao órgão.

Publicidade

Uma força tarefa conjunta entre Enel São Paulo e Procon foi criada para dar velocidade no tratamento das reclamações e, em todas que já foram avaliadas até o momento, não houve constatação de erro no processo de faturamento e cobrança da distribuidora.

Leitura

A empresa informa que implementou a leitura pela média de consumo por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida foi autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em junho, a leitura presencial foi retomada para cerca de 80% dos medidores. Em julho, todos os equipamentos de medição serão lidos normalmente .

Publicidade

A diferença entre o valor médio dos últimos meses e o real consumo de energia está sendo lançada nas contas de luz enviadas após a retomada da leitura presencial.

Para os imóveis que estavam fechados e clientes comerciais que consumiram menos do que o que foi cobrado pela média, todos os créditos correspondentes serão disponibilizados aos clientes.

Publicidade

Parcelamento

A companhia informa também que disponibilizou para todos os clientes a opção de parcelamento da conta, sem juros, em até 12 vezes na fatura ou no cartão de crédito. O parcelamento é uma alternativa, principalmente, para os clientes que receberam a conta com valor maior em junho, após a retomada da leitura presencial dos medidores.

Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação (https://portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br/#/home) ou o aplicativo (https://www.eneldistribuicaosp.com.br/atendimento/aplicativo-enel). Também é possúvel entrar em contato pela Central de Atendimento (0800 72 72 120) disponível 24 horas por dia ou pelo WhatsApp das lojas de atendimento: (11) 94053-9491.

*Sob a supervisão de Clarice Sá

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.