Logo R7.com
RecordPlus

Contra reorganização escolar, cerca de 1.000 alunos protestam em SP

Ato começou na frente do Masp e ao menos dois manifestantes foram detidos pela PM

São Paulo|Do R7

  • Google News
Alunos foram detidos durante manifestação na avenida Paulista
Alunos foram detidos durante manifestação na avenida Paulista

Estudantes de diversas escolas da rede pública de ensino realizaram uma manifestação no centro de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (9), contra a reorganização da rede estadual de ensino.

O grupo se concentrou por volta das 8h em frente ao Masp. A manifestação começou pacífica, mas houve desentendimento entre os policiais e alguns manifestantes. Após correria e empurra-empurra, ao menos duas pessoas foram detidas. 


Marcos Kauê, presidente da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo), entidade que apoiou e ajudou na organização do ato na capital, informou ao R7 que ao menos um aluno e um professor foram levados para a delegacia. Ele estima que cerca de mil estudantes de 36 escolas do município de São Paulo estavam presentes no protesto desta sexta. 

— Ainda não temos detalhes, mas a manifestação estava pacífica.


A PM confirma que as duas pessoas foram encaminhadas para o 78º DP, mas não informa o motivo.

Pais, professores, diretores e alunos temem fechamento de mais de cem escolas em SP


Ainda segundo a PM, os alunos carregam faixas e um carro de som acompanha o ato, que é contra a proposta de reorganização escolar proposta pelo governo do Estado. 

Grupo se reuniu na avenida Paulista por volta das 8h desta sexta
Grupo se reuniu na avenida Paulista por volta das 8h desta sexta

Kauê avalia o ato como positivo e refoça que a entidade é contra a reestruturação proposta pelo governo.


— Temos claro que o que o governo precisa fazer não é isso [reorganização]. Tem que diminuir a quantidade de aluno em sala de aula, tem que investir em laboratórios, tem que conseguir organizar uma educação pública de qualidade.

Após concentração na frente do Masp, o grupo se dividiu em dois. Um desceu pela rua da Consolação e foi até a praça da República, onde fica a Secretaria de Educação do Estado. Outro foi pela avenida Nove de Julho até o mesmo local. 

Zona leste

A Prefeitura de São Paulo confirmou uma outra manifestação de estudantes na avenida Radial Leste, ocupando uma faixa no sentido bairro, próximo ao viaduto Engenheiro Alberto Badra, na Penha, zona leste de São Paulo. A subprefeitura da região foi acionada.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.