Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Covas transfere Ilume para Secretaria das Prefeituras Regionais

Mudança ocorre após denúncia do R7 sobre Denise Abreu, diretora na época suspeita de envolvimento em pagamento de propina da Prefeitura de SP

São Paulo|Do R7

Após denuncia do R7, Denise Abreu foi exonerada da Prefeitura de SP
Após denuncia do R7, Denise Abreu foi exonerada da Prefeitura de SP

Vinte dias depois da demissão de Denise Abreu da direção, o Ilume (Departamento de Iluminação Pública) de São Paulo teve suas atividades transferidas da Secretaria Municipal de Serviços e Obras para a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais. A decisão acompanha a troca de pasta do então secretário de Serviços e Obras, Marcos Penido, que assumiu como secretário das Prefeituras Regionais.

A decisão foi publicada no Diário Oficial Cidade de São Paulo de terça-feira (10). "As Secretarias Municipais de Gestão, da Fazenda, das Prefeituras Regionais e de Serviços e Obras adotarão, no prazo de até 30 (trinta) dias, contados da publicação deste decreto, as medidas tendentes à operacionalização da transferência de que trata este artigo, inclusive propondo, se necessário, a edição de normas complementares", diz o decreto.

Após a demissão de Denise, flagrada em gravação de áudio na qual cita suposto pagamento de propina, a PPP (Parceria Público-Privada) da Iluminação foi parcialmente suspensa no dia 28 de março. A rescisão do contrato, assinado em 8 de março, foi recomendada pelo MPE (Ministério Público Estadual) e pelo TCM (Tribunal de Contas do Município). A Prefeitura determinou que o consórcio FM Rodrigues/Consladel faça apenas a manutenção dos postes de luz da capital e não execute as trocas de lâmpadas antigas por LED, principal objeto do negócio de R$ 6,9 bilhões.

Em meio a denúncias, 6 servidores do Ilume são exonerados de cargo


Bruno Covas assumiu Prefeitura de SP na segunda-feira (9)
Bruno Covas assumiu Prefeitura de SP na segunda-feira (9)

Outras mudanças

O mesmo decreto também transfere o SFMSP (Serviço Funerário do Município de São Paulo) para a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais. O serviço, que está no pacote de concessão da gestão tucana, deixa a Secretaria Municipal de Serviços e Obras - que desde a terça-feira se chama Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e tem como novo secretário Vitor Levy, ex-diretor executiva da São Paulo Obras (SP Obras).


Além disso, o Diário Oficial também anunciou parte das mudanças no secretariado divulgadas na segunda-feira (9), pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), que assumiu o cargo após João Doria (PSDB) sair da Prefeitura para concorrer ao governo do Estado de São Paulo.

Dentre as trocas já oficializadas está a ida de Sergio Avelleda, antes secretário municipal de Mobilidade e Transportes, para a chefia de gabinete da Prefeitura. A titularidade da secretaria passa a ser exercida por João Octaviano Machado Neto, antes presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A pasta de Justiça também teve troca, com a saída do então secretário, Anderson Pomini, que será substituído por Rubens Rizek Júnior.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.