CPOR-SP comemora 92 anos e lança moeda comemorativa
Solenidade contou com a presença de autoridades e homenageou ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Orlando Donadio
São Paulo|Do R7

O prédio histórico Centro Solar do Andradas foi cenário, neste sábado (9), de uma solenidade em comemoração ao 92º aniversário do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo). A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Tomás Miné Ribeiro Paiva, Comandante Militar do Sudeste, acompanhado pelo Coronel Maurício Vieira Gama, Comandante do CPOR/CMSP.
Na solenidade, o ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, Orlando Donadio, 102 anos, foi homenageado e recebeu o Colar Patriarca da Independência por seus méritos a Serviço da Nação. A tetra-neta de José Bonifácio Andrada e Silva, Graziela Ribeiro, estava presente e depositou uma coroa de flores no momumento em homenagem ao patriarca da Independência.

Também, durante a solenidade, foi lançada uma moeda comemorativa ao 30º aniversário de criação da Soami (Sociedade Amigos do CPOR/SP).
"Temos muitos motivos para celebrar nesta manhã, os 92 anos do CPOR e a presença dos alunos do colégio militar, que reúne crianças que querem aprender e professores que querem ensinar, um lugar de formação de pessoas educadas, que farão o Brasil brilhar", declarou o Comandante Militar do Sudeste. "O CPOR é a casa do civismo, em dois meses os jovens já internalizam os valores militares, nos inspiramos em José Bonifácio para transformar o futuro deste país."
O evento contou com a presença de familiares dos formandos e personalidades, como o apresentador da Record TV, o jornalista Percival de Souza. "Este é um lugar tradicional, que forma oficiais da reserva sempre prontos a serem convocados, muitos que passaram por aqui sentem muito orgulho e hoje estão aqui para prestigiar esse momento." Também estava presente na cerimônia o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos).















