Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPTM afasta funcionários após agressão em Carapicuíba (SP)

Companhia afirma ainda que tomará as medidas legais aplicáveis contra a empresa terceirizada de segurança

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record

Ambulante diz ter sido atacado por vigias da CPTM
Ambulante diz ter sido atacado por vigias da CPTM Ambulante diz ter sido atacado por vigias da CPTM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou, em nota divulgada nesta terça-feira (5), o afastamento de dois vigilantes terceirizados envolvidos na agressão a um vendedor ambulante na estação Carapicuíba da Linha 8-Diamante, episódio ocorrido no último sábado (2). A empresa também prometeu colaborar com a investigação policial para o esclarecimento do caso.

A companhia ainda afirmou que não admite qualquer prática de violência e garantiu que tomará as medidas legais aplicáveis nesta situação contra a empresa terceirizada, além de proibir que os vigilantes voltem a prestarem serviço para a empresa.

O comunicado destacou também que comércio ambulante não é permitido nos trens e estações da CPTM e que a atuação da companhia está respaldada no Decreto Federal 1832, de 4 de março de 1996, que regulamenta o transporte ferroviário. O texto pedia ainda a colaboração de todos os passageiros para enfrentar o comércio irregular, não incentivando a prática e denunciando nos canais diretos da CPTM.

Leia também

O caso foi registrado no 1° Distrito Policial de Carapicuíba como lesão corporal. A Polícia Civil diz que ainda tenta esclarecer os fatos, mas ainda não foi possível determinar o início da discussão e a responsabilidade pelas agressões. Por isso, foi solicitado exame de corpo de delito aos envolvidos.

Continua após a publicidade

O caso

De acordo com a esposa da vítima, Kerlane da Silva Barbosa, o ambulante Gerson Gonçalves dos Anjos, de 32 anos, vendia água e chocolates em uma das composições quando foi abordado pelos seguranças da empresa terceirizada Albatroz.

Ainda segundo a versão apresentada pela esposa do vendedor, Gerson teve o nariz e o maxilar fraturados devido à ação dos vigilantes. Ele precisou ser encaminhado para o Hospital Regional de Osasco, cidade vizinha na Grande São Paulo, e deve passar por cirurgia.

Continua após a publicidade

No hospital, Gerson relatou à família que não lembra detalhes do que aconteceu na estação porque ele desmaiou em meio às agressões.

Versão dos vigilantes

De acordo com o boletim de ocorrência, o vigilante estava na estação Carapicuíba quando recebeu uma solicitação de equipes para conter um vendedor ambulante no vagão. 

Continua após a publicidade

O funcionário disse que se deparou com outros colegas de equipe discutindo com Gerson, que apresentava resistência após sua mercadoria ter sido confiscada.

Após conduzirem o ambulante até o piso superior da estação, o vendedor teria tentado agredir o vigilante que, para se defender, desferiu um soco no maxilar de Gerson. Após a agressão, o homem teria caído no chão e batido a cabeça.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.