Logo R7.com
RecordPlus

Dados oficiais apontam que PM tem uma munição desviada a cada 15 h

Em 5 anos, 1.914 projéteis de pistola ponto 40, utilizadas pela Polícia Militar, foram extraviadas. Dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Munições de pistola ponto 40 desviadas das forças policiais de São Paulo
Munições de pistola ponto 40 desviadas das forças policiais de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo teve 593 munições de pistola ponto 40 (uso restrito das forças de segurança) desviadas em 2017. O número corresponde a um desvio a cada 15 horas no Estado.

As informações sobre os projéteis extraviados foram obtidas via LAI (Lei de Acesso à Informação), com dados dos últimos cinco anos.


Embora o pedido tenha solicitado o detalhamento por mês, a APMSSP (Assessoria Policial Militar da Secretaria de Segurança Pública), responsável pelas solicitações via LAI referentes à PM, mandou apenas o número total de cada ano. Veja no gráfico abaixo:

Munições desviadas

De acordo com as informações oficiais, o ano que contou com menos munições desviadas da PM paulista foi em 2015, com 178 extravios. Em 2013, o segundo maior, com 399 munições desviadas, seguida pelo ano de 2016, com 397 projéteis extraviados. Em 2014, houve desvio de 347 munições.


Com isso, o total de munições desviadas em cinco anos chega a 1.914. No entanto, o número pode sofrer alterações, como explica a nota da APMSSP:

Cada extravio de munições verificado tem suas circunstâncias apuradas por meio de Sindicância e, somente após sua conclusão, confirmando a quantidade extraviada, que o dado é tabulado, motivo pelo qual as quantidades acima informadas poderão sofrer variação conforme os procedimentos apuratórios sejam finalizados e suas constatações remetidas ao órgão de gestão patrimonial da Polícia Militar”.


Sem informações sobre o uso

A reportagem ainda solicitou, via Lei de Acesso à Informação, informações sobre “quantas munições de pistola ponto quarenta foram utilizadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo durante os serviços de rua (excluindo treinamentos).”


A assessoria da Polícia Militar na SSP entendeu que esse pedido “carece de melhor detalhamento a fim de viabilizar o fornecimento dos dados, vez que não especificou o que seriam ‘munições utilizadas’”.

A reportagem entrou com recurso para obter os dados sobre munições utilizadas por policiais militares em ocorrências. Desta vez, a resposta foi que “os dados referentes às munições disparadas em ocorrências, durante os anos de 2013 a 2017, não são tabulados isoladamente”.

Outro lado

O R7 questionou o comando da Polícia Militar sobre os desvios. Por meio da CComSoc (Assessoria de Comunicação Social), a PM disse que "o número de munições extraviadas refere-se a motivos diversos, dos quais incluem-se casos roubos e furtos de armas de policiais, que vão com as munições, perda de munição pelo agente, entre outros".

A instituição ainda completou dizendo que "em todos os casos é instaurado procedimento para apurar as circunstâncias e, após, a munição é retirada da carga da Instituição para controle".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.