Defesa Civil de São Paulo alerta para chuvas fortes a partir desta terça-feira (3)
Órgão recomenda à população atenção a qualquer sinal de perigo, pois há risco de enchentes, raios, ventos e queda de granizo
São Paulo|Do R7
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que, entre esta terça (3) e a sexta-feira (6), há condição para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.
Diante desse cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.
Durante esta semana, são esperados 200 mm de chuva nas regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Serra da Mantiqueira, litoral norte e na Baixada Santista — onde, nesta terça, ocorre o enterro de Pelé. Já na capital e na região metropolitana de São Paulo são esperados 120 mm.
A terça-feira tem sol e calor. Mas, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), do meio para o fim da tarde, o calor e a brisa marítima geram chuvas isoladas e em forma de pancadas moderadas a fortes. Os termômetros oscilam entre 19°C e 29°C.
Na quarta-feira (4), também há potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos nas áreas de encosta, porque a propagação de uma frente fria ao largo do litoral paulista muda o tempo. A partir do meio-dia, são esperadas chuvas que persistem até a noite. A mínima é de 18°C e a máxima, de 26°C.
Em caso de emergência, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Para receber os alertas, é possível instalar o aplicativo da Defesa Civil do Estado Alerta SP, disponível para Android e iOS.