Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Desembargador Ricardo Anafe é eleito o novo presidente do TJ de SP

Atual corregedor-geral de Justiça foi eleito em segundo turno e comandará o Judiciário paulista no biênio que vai de 2022 a 2023

São Paulo|Do R7

O desembargador Ricardo Anafe, que assumirá o TJ de SP
O desembargador Ricardo Anafe, que assumirá o TJ de SP

O desembargador Ricardo Mair Anafe foi eleito nesta quarta-feira (10) para o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio de 2022 a 2023. O atual corregedor-geral de Justiça venceu o pleito com 195 votos em segundo turno, ficando à frente do desembargador Luis Soares de Mello, que recebeu 155 votos.

Na presidência do órgão, o carioca de 62 anos substituirá o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

Para a Corregedoria-Geral da Justiça, foi eleito o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, com 217 votos. Em segundo turno também foi definido o presidente da Seção de Direito Privado, que será chefiada pelo desembargador Artur César Beretta da Silveira.

Leia também

Os magistrados se juntam aos eleitos no primeiro turno —– desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Wanderley José Federighi (Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Seção de Direito Criminal) — e ao decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, para formar o Conselho Superior da Magistratura do biênio 2022/2023.


O segundo turno da eleição para o novo comando do TJ contou com votos de 353 dos 356 desembargadores do colégio eleitoral. O pleito nos dois turnos ocorreu exclusivamente por sistema online. Em razão da pandemia, apenas os candidatos estavam presentes na apuração, que ocorreu no Salão Nobre Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, em São Paulo. 

Carreira

Ricardo Mair Anafe nasceu em 1959, no Rio de Janeiro (RJ). Tornou-se bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1981. Ingressou na Magistratura em 1985, quando foi nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Jundiaí. Nos anos seguintes judicou em Santa Fé do Sul, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo.

Tornou-se desembargador em 2008, assumindo coordenadorias e a presidência de comissões. Foi eleito presidente da Seção de Direito Público do TJSP para o biênio 2014/2015 e eleito e reeleito para o Órgão Especial em 2016 e 2018. Atualmente é corregedor-geral da Justiça (biênio 2020/2021).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.