Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria anuncia para março início de obra de monotrilho que ligará CPTM a aeroporto em Guarulhos

Previsão é que o serviço esteja funcionando em 2024

São Paulo|Do R7


Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (22) o início das obras do monotrilho que vai ligar os terminais do aeroporto de Guarulhos à estação da CPTM da Linha 13-Jade. Atualmente, quem usa a linha desce próximo ao aeroporto, mas não dentro dele, como será permitido com o novo serviço. 

A retomada se dá após o TCU (Tribunal de Contas da União) liberar, no início do mês, os trabalhos, revogando uma medida cautelar do ano passado. A decisão anterior afirmava que faltavam estudos para comprovar que o monotrilho era a opção mais viável para o aeroporto.

Leia também

Com investimento privado estimado de R$ 272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto de mobilidade será uma parceria entre o Governo de São Paulo e o governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

Serão 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que podem ser percorridas em apenas seis minutos. Os trens são automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade de transportar até 4.000 pessoas por hora. Para o conforto dos passageiros, os veículos são acessíveis e equipados com ar-condicionado, wi-fi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.

O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia. O trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.