Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria demite controladora que investigava "máfia da Cidade Limpa"

Prefeitura nega insatisfação com a atuação de Laura Mendes de Barros

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

Laura Mendes de Barros era funcionária de carreira dentro da prefeitura
Laura Mendes de Barros era funcionária de carreira dentro da prefeitura Laura Mendes de Barros era funcionária de carreira dentro da prefeitura

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), demitiu nesta quinta-feira (17) a controladora-geral do Município, a procuradora e funcionária de carreira Laura Mendes de Barros. O posto será assumido por Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes.

A informação foi confirmada na manhã desta quinta pelo secretário municipal de Justiça Anderson Pomini. Ele negou a existência de insatisfação com o trabalho de Laura.

"A equipe que foi constituída na gestão [do ex-prefeito Fernando Haddad] é a que continua capitaneando os trabalhos da controladoria. Agora, passados oito meses, a gestão entendeu por bem atualizar e incorporar membros desta gestão", diz o secretário.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, Laura estava investigando uma quadrilha suspeita de integrar a “máfia da Cidade Limpa”, que cobra propina para a liberação de propaganda irregular na capital paulista.

Publicidade

Em novembro do ano passado, Doria anunciou mudança de status na Controladoria. Após rebaixar a CGM, o tucano indicou uma funcionária de carreira da Prefeitura para o posto de chefe.

Depois de rebaixar o status da CGM, Doria indicou uma funcionária de carreira da Prefeitura para o posto de chefe da CGM. O órgão, que antes respondia apenas ao prefeito e resultou na recuperação de quase R$ 400 milhões desviados ilicitamente, passou a ter de se reportar a Pomini.

Publicidade

"Indicamos um profissional de absoluto renome, conhecimento técnico e experiência na área de controle. É um profissional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que veio para auxiliar o trabalho da Controladoria, da Ouvidoria e da Corregedoria-Geral do município", explica o secretário.

Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela prefeitura a respeito da demissão:

"A procuradora Laura Mendes Amando de Barros deixará o cargo de controladora geral do Município. A substituição se dá por razões administrativas operacionais e a Prefeitura reconhece e agradece os bons resultados obtidos por ela nos oito meses em que ficou à frente do órgão. Todos os processos e investigações abertos durante esse período terão continuidade, garantindo a independência da Controladoria conforme determina a legislação. Laura Mendes Amando de Barros retomará suas atividades como procuradora do município. Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes assume a Controladoria Geral do Município. Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie e licenciado em Letras pela PUC-SP, ele ocupava o cargo de Ouvidor Geral do Município. Antes disso, atuou por 12 anos na Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo — TRE/SP".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.