Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria determina mais policiamento após arrastão na Avenida Paulista

Secretaria da Segurança disse que trabalha para identificar os envolvidos nos casos que resultaram na prisão de 3 homens e na detenção de 1 adolescente

São Paulo|

Avenida Paulista foi palco de arrastão no domingo (19)
Avenida Paulista foi palco de arrastão no domingo (19) Avenida Paulista foi palco de arrastão no domingo (19)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou que o policiamento na região da Avenida Paulista seja ampliado após um arrastão que aconteceu na via no domingo (19). A Secretaria da Segurança informou que trabalha para identificar os envolvidos no caso; três homens foram presos e um adolescente foi detido suspeitos de furtarem as pessoas que aproveitavam a via fechada para veículos. O grupo furtou celulares das vítimas.

Imagens de câmeras de segurança de um prédio que fica ao lado do Masp (Museu de Arte de São Paulo) mostraram o momento em que pessoas — entre elas adolescentes — saíram correndo em direção à entrada do edifício. De outro ângulo, as imagens registraram muitas pessoas correndo pela Rua Plínio Figueiredo, que fica entre o prédio e a lateral do Masp.

Em nota, a secretaria informou que dois boletins de ocorrência foram registrados no 78º Distrito Policial (Jardins) relativos ao arrastão. A pasta ainda lembrou que a Polícia Civil realiza a Operação Mobile, que, em 2019, "possibilitou na apreensão de 17.523 celulares e na prisão de 527 suspeitos de envolvimento neste tipo de crime na capital".

A Associação Paulista Viva havia cobrado a atuação mais efetiva da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na Avenida Paulista, após o arrastão. "Tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Civil Metropolitana deveriam implementar suas presenças físicas, de modo a aumentar a sensação de segurança preventiva à população", disse o presidente da associação, Lívio Giosa, por meio de nota.

Publicidade

"Eu estava na recepção quando me deparei com a multidão de pessoas. Um turista do Rio de Janeiro pediu socorro porque teve o celular furtado e tinha se perdido da família. Eu mandei mensagem para a esposa dele, que felizmente estava com o aparelho dela. No início da tarde, achei estranho a presença de muitos adolescentes entre 15 e 17 anos nos arredores do Masp. Parecia rolezinho", disse Wagner Martins, de 37 anos, segurança de prédio.

A SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana) afirmou que mantém tratativas constantes com o comando de policiamento responsável pela área, mas que a ocorrência de domingo reforça a necessidade de reformulação nas ações preventivas. "No último domingo, foi a primeira vez que se registrou uma ocorrência com essas características, o que demandará novos planejamentos conjuntos entre a PM e a GCM", disse em nota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.