Doria e Covas visitam obras do Museu do Ipiranga neste feriado
Local está fechado para reforma desde 2013 e, até agora, 25% do restauro do edifício foi concluído. A reinauguração está prevista para setembro de 2022
São Paulo|Do R7

O governador João Doria visitou o Museu do Ipiranga, nesta segunda-feira (7) para vistoria das obras que tiveram início em outubro de 2019. Mesmo com a pandemia, os trabalhos não foram interrompidos e 25% do restauro foi concluído até o momento.
Leia também: Feriado terá dia ensolarado com máxima em torno de 28°C em SP
A restauração da famosa tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo está entre os trabalhos finalizados. Agora o telhado está passando por reparos para instalação de uma nova área de exposições.
Todo o material original do telhado - madeira e cobre - será retirado. Após serem restauradas em oficinas que funcionam no local, essas mesmas estruturas serão reinstaladas. No novo telhado também será construído um mirante.

Com a reforma, o Museu ganhará 6.800 m² de área, o que vai possibilitar receber exposições temporárias, inclusive internacionais.
Fechado para reforma desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP (Universidade de São Paulo) seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas pela Lei de Incentivo à Cultura.
Leia também: Confira o que abre e o que fecha no feriado de 7 de Setembro em SP
A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do museu e pela FUSP (Fundação de Apoio à USP).
Patrimônio histórico
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência.
Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Leia também: Com praias lotadas, litoral de SP registra 8 mortes e 2 desaparecidos
As obras de restauro iniciaram em outubro do ano passado e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Comemoração do 7 de setembro
Em razão às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a comemoração do feriado de 7 de setembro este ano acontecerá virtualmente, com programação e produção de materiais especiais como fotografias, vídeos, exposições, filtros no Instagram especiais para a data, podcasts, aplicativo com visita virtual ao Museu em 3D, entre outras ações, disponíveis nas redes sociais do museu e no site.
A principal ação da campanha está programada para o dia da Independência, quando será lançado o videoclipe da música Paratodos, de Chico Buarque. A canção recebeu arranjo de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.
Leia também: Litoral paulista registra novas aglomerações no domingo (6)
O videoclipe estreará simultaneamente, às 14h, no dia 7 de setembro, nas plataformas do Museu (ecosdoipiranga.com.br), do Sesc e da USP (jornal.usp.br) e contará com uma participação especial de Chico Buarque, cantando um trecho da canção.
A família Buarque de Holanda tem uma relação de afeto com o Museu do Ipiranga, já que o patriarca Sérgio Buarque de Holanda foi diretor da instituição por dez anos, entre 1946 e 1956. O clipe também será exibido no SescTV a partir das 16h em diversos horários da programação.















