Dupla é presa após polícia localizar asilo clandestino em Cotia (SP)
Depois de idosa morrer, polícia encontrou 26 pessoas em situação de abandono e maus-tratos em um asilo em condomínio de luxo
São Paulo|Rodrigo Balbino, da Agência Record
Duas pessoas foram presas depois que 26 idosos foram encontrados em situação de abandono e maus-tratos em um asilo clandestino em um condomínio de luxo em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, nesta quarta-feira (5).
A proprietária do local e o marido permanecem presos. O filho do casal chegou a ser ouvido pelos investigadores, mas foi liberado. O casal cobrava R$ 2.500 por mês de mensalidade de cada paciente.
Leia também
Parte dos idosos foi buscada por seus familiares e outros, aqueles cuja família não foi encontrada, foram levados para o Pronto Atendimento de Caucaia do Alto, na Grande São Paulo. O local foi lacrado pela Prefeitura de Cotia.
Fotos do interior do imóvel mostram cenas deploráveis e desumanas. Os idosos, deitados em camas, apresentam sinais claros de desnutrição. Além disso, o lixo do banheiro está transbordando e a piscina sem tratamento.
Na geladeira, os agentes encontraram recipientes com uma espécie de mingau, uma caixa de fermento em pó, maionese, água e leite. No fogão, um caldeirão com arroz, feijão e macarrão misturados.
Uma das imagens mostra uma idosa acamada, com diversos ferimentos pelo corpo. Vários medicamentos foram encontrados armazenados de forma irregular.
A Guarda Civil Municipal chegou ao endereço após uma idosa de 74 anos dar entrada no Pronto-Socorro de Caucaia do Alto na terça-feira (4). Ela morreu poucas horas depois em circunstâncias suspeitas. O caso foi registrado como morte suspeita no 1º Distrito Policial de Cotia.
Os agentes descobriram que a mulher estava internada em uma clínica para idosos e decidiram ir ao local para averiguações, acompanhados dos colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Contudo, foram impedidos pela proprietária.
A partir daí, o Ministério Público foi informado e, nesta quarta-feira (5), a Justiça expediu um mandado de busca e apreensão no imóvel. No asilo, havia 26 idosos em situação precária, segundo a Prefeitura de Cotia. O local funcionava de forma clandestina.
De acordo com a prefeitura, a Vigilância Sanitária elaborou auto de infração, termo de interdição cautelar e encerramento das atividades.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cotia informou que realizou uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil para cumprimento de uma ordem judicial de busca e apreensão criminal em uma suposta clínica de cuidados de idosos em Caucaia do Alto.
"A Vigilância Sanitária elaborou auto de infração, termo de interdição cautelar e encerramento das atividades do local; os idosos passarão por atendimento da Secretaria de Saúde, e a Secretaria de Desenvolvimento Social estabelecerá contato com os seus familiares/responsáveis para encaminhamento. Não tendo sucesso, será feita a realocação em instituições credenciadas", disse a prefeitura.
A prefeitura informou ainda que anteriormente a Secretaria de Desenvolvimento Social havia estado no local depois de uma denúncia de que no endereço funcionaria um asilo irregular. No entanto, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e a GCM foram impedidos de entrar. A responsável pelo asilo clandestino segue à disposição da Justiça.
O caso foi registrado como morte suspeita pelo 1º Distrito Policial do município.