Polícia encontra asilo em SP com 25 idosos em situação de abandono
Agentes foram ao local depois que uma moradora morreu com sinais de maus-tratos. Três suspeitos foram detidos
São Paulo|Mariana Rosetti e Laura Lourênço, da Agência Record*
A Polícia de São Paulo encontrou mais de 25 idosos em situação de abandono e maus-tratos em um asilo clandestino em Cotia, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (5). Três suspeitos foram detidos e encaminhados à delegacia.
Os agentes foram acionados após uma idosa de 74 anos ter dado entrada entrada no Pronto-Socorro de Caucaia do Alto, na última terça-feira (4), onde morreu poucas horas depois em circunstâncias suspeitas.
Eles chegaram a comparecer ao local logo após a morte da idosa, junto da Secretaria de Desenvolvimento Social. As equipes, no entanto, foram impedidas de entrar pela proprietária.
A partir disso, o Ministério Público foi comunicado. Nesta quarta-feira (5), a Justiça expediu um mandado de busca e apreensão no imóvel. Idosos foram encontrados deitados em camas com sinais de desnutrição. Além disso, o lixo do banheiro estava transbordando, e a piscina, sem tratamento.
Dentro da geladeira, os agentes encontraram três recipientes com uma espécie de mingau (que aparentemente estava estragado), uma caixa de fermento em pó, uma maionese, água e leite, apenas. No fogão, um caldeirão com arroz, feijão e macarrão misturados.
Os policiais também encontraram uma idosa acamada, com diversos ferimentos pelo corpo, e vários medicamentos armazenados de forma irregular.
O óbito foi registrado como morte suspeita pelo 1º DP de Cotia.