Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Elefanta Ramba chega em Viracopos rumo a santuário em Mato Grosso

Depois de viver três décadas em cativeiro, o animal chegou em um contêiner adaptado para o transporte e desembarcou no setor terminal de cargas

São Paulo|Do R7

Elefanta Ramba chega em Viracopos rumo a santuário em Mato Grosso
Elefanta Ramba chega em Viracopos rumo a santuário em Mato Grosso Elefanta Ramba chega em Viracopos rumo a santuário em Mato Grosso

Com uma operação especial, a elefanta Ramba chegou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (15). O pouso aconteceu às 5h53 e o animal ficou no local por cerca de cinco horas. A carreta com o container só deixou o local às 10h26 rumo ao santuário no Mato Grosso. 

Leia também: Seguranças do Metrô de São Paulo passam a usar touca ninja e escudo

O voo vindo de Santiago, no Chile, trouxe para o Brasil a elefanta Ramba, um animal de 3,6 toneladas. O exemplar do maior mamífero terrestre chegou em um contêiner adaptado para o transporte e desembarcou no setor terminal de cargas do aeroporto.

Leia também: Matsunaga, Jatobá e Richthofen devem voltar à cadeia nesta quarta

Publicidade

Ramba agora segue por terra para o Santuário de Elefantes do Brasil, no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A fêmea tem 53 anos e ficou conhecida como a última elefanta de circo do Chile.

Vida em cativeiro

Publicidade

Durante três décadas, ela viajou de caminhão, presa a correntes, para ser vista em apresentações circenses. Em 1997, o animal foi confiscado do circo "Los Tachuelas" pelo Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, devido às denúncias de negligência e maus-tratos.

O circo continuou, no entanto, como depositário até a elefanta ser resgatada, em 2011, pela ONG Ecópolis. Ramba foi levada para um recinto em Rancagua, a 90 km de Santiago. A entidade, que atuava com outros animais silvestres e não tinha experiência com elefantes, acabou entrando em contato com o santuário brasileiro.

Publicidade

Leia também: Vídeo mostra que dupla morta por guarda pode não ser de assaltantes

De acordo com a voluntária Valéria Mindel, embora estivesse fora do circo, a elefanta ainda sofria com o rigor do inverno chileno e com a solidão. "O santuário abriu um financiamento coletivo aqui e nos Estados Unidos para custear a viagem de Ramba e houve grande aceitação", disse. A instituição contou com o apoio de empresas para o transporte de Ramba. O aeroporto de Viracopos colaborou com a isenção de taxas alfandegárias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.