Em 10 dias, SPTrans encerrará bilhetes únicos sem cadastro
Passageiros terão que criar um cartão personalizado com o nome e CPF impresso. Serviço pode ser realizado pela internet
São Paulo|Do R7
Dentro de 10 dias, todos os bilhetes únicos que não possuem nome e CPF vinculados serão encerrados, informa a SPTrans. Os passageiros que possuem o bilhete sem cadastro têm até o dia 16 de julho para fazer a vinculação pelo site da SPTrans e continuar fazendo recargas normalmente.
Leia também
Após a data, não será mais possível fazer a recarga de créditos em cartões que não tenham o CPF associado. O objetivo da SPTrans é que a partir de setembro esses bilhetes não existam mais.
O passageiro terá que fazer um bilhete único personalizado, com nome impresso. O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros.
A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os créditos remanescentes no bilhete sem cadastro não serão perdidos, pois serão transferidos para o cartão cadastrado no mesmo CPF ao qual ele for associado.
Bilhete Único personalizado
Para adquirir um bilhete único de forma gratuita, basta realizar um cadastro pelo portal e retirar o cartão na mesma hora em um dos 34 postos da SPTrans que realizam o serviço .
O cartão personalizado tem a vantagem de poder ser carregado com créditos dos tipos comuns, estudante, vale-transporte e mensal.
Todas as informações sobre como se cadastrar ou adquirir o bilhete único nos terminais da SPTrans estão disponíveis também no site.
Calendário
Para quem tem o bilhete único sem cadastro, devem ser adotado os seguintes passos:
- A partir de 16 de julho: não serão aceitas recargas em cartão sem CPF associado. O passageiro deve fazer uma associação no site da SPTrans;
- A partir de 1º de setembro: não serão mais aceitas recargas em todos os cartões do bilhete único sem cadastro, com ou sem CPF associado;
- A partir de 1º de setembro: os cartões ativos do bilhete único sem cadastro passam a deixar de ser aceitos gradativamente nos ônibus.