Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estação Grajaú da CPTM continua sem acessibilidade para cadeirantes

Inoperação de elevadores foi noticiada pelo R7 no dia 14 deste mês. Na ocasião, a assessoria da companhia disse que multou empresa de manutenção

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Aviso da CPTM para problemas no elevador
Aviso da CPTM para problemas no elevador Aviso da CPTM para problemas no elevador

Os elevadores para atender pessoas com dificuldade de locomoção na estação Grajaú, da linha 9-Esmeralda da CPTM, na zona sul de São Paulo, estão novamente sem funcionar — conforme constatou o R7 na tarde desta quarta-feira (25).

O problema continua duas semanas depois de a assessoria de imprensa da CPTM afirmar para a reportagem que multou a empresa responsável pelas manutenções por "não manter pelo menos um dos elevadores de acesso ao terminal de ônibus em funcionamento".

Na estação Grajaú, o aviso fixado em um papel em frente aos elevadores é o seguinte: "Elevador inoperante devido a atos de vandalismo. A CPTM está atuando para a manutenção e normalização do elevador. Agradecemos sua compreensão". Segundo os informativos da companhia, os elevadores são para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e mobilidade reduzida.

Os passageiros da estação e terminal Grajaú com mobilidade reduzida enfrentam exatamente as mesmas dificuldades que a menina Jennifer Santos de Freitas, 11 anos, que usa cadeira de rodas, enfrentou no dia 6 de abril: dos três elevadores da estação, os dois que levam do terminal de ônibus para a CPTM não funcionam — apenas o que leva das catracas para a plataforma do trem está atendendo.

Publicidade

O problema foi constatado pelo R7 nove dias depois da publicação da reportagem "criança cadeirante dribla escadas e buracos em saga por Bilhete Único", contando sobre as dificuldades de a menina que usa cadeira de rodas ir da periferia da zona sul até o centro de São Paulo — inclusive, tendo a falta de elevadores como um dos obstáculos.

Procurada novamente pela reportagem nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa da CPTM disse que um dos elevadores foi consertado após a primeira reportagem, no entanto, "apresentou novas falhas decorrentes de vandalismo" e agora a companhia precisa adquirir novas peças, que devem ser compradas por meio de pregão eletrônico.

Publicidade

Já o outro elevador, segundo a assessoria de imprensa da CPTM, apresentou falha na manhã desta quarta-feira, mas está em manutenção deve voltar a funcionar na manhã desta quinta-feira (26).

Elevadores da estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda da CPTM) em manutenção
Elevadores da estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda da CPTM) em manutenção Elevadores da estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda da CPTM) em manutenção

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.