Estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata do Metrô, é inaugurada
Com a abertura, a rede de transporte sobre trilhos em São Paulo chega a 377 km de extensão, atendendo 23 municípios
São Paulo|Nayara Paiva, da Agência Record
O governo do Estado de São Paulo entregou, nesta quarta-feira (29), a Estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata do Metrô, na zona leste da capital paulista. Com isso, a linha do monotrilho passa a ter 14,6 km de extensão e 11 estações, ligando os bairros de Vila Prudente e Iguatemi.
No início a estação vai funcionar diariamente das 10h às 15h, para permitir a realização de testes e ajustes nos demais períodos. Haverá cobrança de tarifa. O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradativamente, até que ocorra a operação em período integral. Um trem exclusivo vai percorrer o trecho entre a nova estação Jardim Colonial e São Mateus.
A nova estação, que tem demanda prevista de cerca de 40 mil pessoas por dia, possibilita aos moradores da região a redução de até 50% no tempo de deslocamento até o centro, em comparação com viagens de carro ou ônibus.
Leia também
Os passageiros que vão no sentido Vila Prudente deverão desembarcar em São Mateus e embarcar em outro trem. Já quem segue para Jardim Colonial deverá descer em São Mateus e embarcar no trem exclusivo com destino à nova estação. Funcionários do Metrô e mensagens sonoras nas estações vão auxiliar os passageiros a prosseguir viagem.
Com a abertura da estação, a rede de transporte sobre trilhos em São Paulo chega a 377 km de extensão, atendendo 23 municípios com uma única tarifa. Somente na região metropolitana de São Paulo há 353 km de trilhos, sendo 104,4 km nas linhas de metrô.
A estação, localizada na avenida Ragueb Chohfi, esquina com a rua André de Almeida, tem 4,5 mil m² de área construída, com sanitários e estruturas totalmente acessíveis. Há três elevadores e nove escadas rolantes, além de piso podotátil e paraciclo com capacidade para 80 bicicletas. Também há portas automáticas de segurança, que se abrem na chegada dos trens.
Linha 15-Prata
O Metrô trabalha na ampliação da linha e já há uma licitação em andamento para contratar as obras de construção de mais duas estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) no sentido leste. Também haverá outra etapa no sentido oeste — em fase final de projeto para licitar as obras — que vai construir a estação Ipiranga, conectando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM. Com essas três, a linha deve chegar ao total de 14 estações, com 19,8 km de Ipiranga a Jacu Pêssego, e poderá transportar 485 mil pessoas por dia.
*Estagiária sob supervisão de Letícia Assis