Estado de São Paulo já teve 21 mortes provocadas pelas chuvas em 2026
Temporal causou alagamentos e transtornos pela capital paulista na quarta (14); veículos ficaram submersos no vale do Anhangabaú
São Paulo|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O estado de São Paulo chegou a 21 mortes provocadas por temporais desde o início de 2026.
A vítima mais recente foi uma mulher de 47 anos, que morreu nesta quarta-feira (14), após um deslizamento de terra atingir uma residência na Rua Santa Cruz do Monte Castelo, na Brasilândia, zona norte da capital.
Segundo a Defesa Civil paulista, a mulher ficou soterrada e foi retirada dos escombros por moradores antes da chegada das equipes de socorro. A morte foi constatada no local.
Veja Também
De acordo com o boletim de ocorrência, o imóvel deslizou de uma encosta após a forte chuva que atingiu a região.
O caso foi registrado no 72º Distrito Policial como morte suspeita, na modalidade de morte acidental, e desabamento ou desmoronamento.
A ocorrência foi registrada em meio a um temporal que provocou alagamentos em diferentes regiões da capital, deixou 28 veículos submersos no Túnel do Vale do Anhangabaú e causou transtornos no trânsito.
A chuva também levou a Prefeitura a suspender o rodízio municipal de veículos na quarta-feira na capital.
O alerta para temporais continua nesta quinta-feira (15). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém aviso de perigo para tempestades, com previsão de chuva de até 100 milímetros por dia, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo.
Na capital paulista, a previsão é de retorno das chuvas entre a tarde e a noite, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).
Para o fim da primavera e o início do verão, a ocorrência do fenômeno El Niño também é um fator de atenção para as condições climáticas no país.
O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial, altera os padrões de circulação atmosférica e pode favorecer chuvas acima da média em partes do Sudeste.
Veja a seguir a lista das 21 mortes no estado de São Paulo neste ano em razão das chuvas:
- 14/01 - Taubaté: Queda de árvore
- 17/01 - São Paulo: Enxurrada
- 19/01 - São Paulo: Enxurrada
- 25/01 - São Paulo: Enxurrada
- 29/01 - Piracicaba: Enxurrada
- 07/02 - Salto: Desabamento de muro
- 09/02 - Indaiatuba: Cabeça d’água
- 16/02 - São Paulo: Enxurrada
- 18/02 - Pirassununga: Queda de árvore
- 23/02 - Natividade da Serra: Deslizamento de terra
- 07/03 - São Bernardo do Campo: Enxurrada
- 07/03 - Sorocaba: Enxurrada
- 25/03 - Martinópolis: Enxurrada
- 12/09 - Itaquaquecetuba: Inundação
- 12/09 - Jandira: Enxurrada
- 14/09 - São Bernardo do Campo: Deslizamento de terra
- 04/10 - Jaboticabal: Queda de árvore
- 04/10 - Araçatuba: Desabamento
- 09/10 - Itapevi: Enxurrada
- 09/10 - Jacareí: Enxurrada
- 14/10 - São Paulo: Desabamento
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















